Sem folia

Record esconde Carnaval e aposta em mundo paralelo; Globo, SBT, Band e RedeTV! caem no samba

Canal de Edir Macedo mantém programação como nos dias comuns


Record
Record mantém programação e boicota Carnaval - Foto: Divulgação/Record/Globo/Montagem NaTelinha

Na Record, assim como nos últimos anos, não houve Carnaval. Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, o canal da Barra Funda mais uma vez adotou uma programação regular durante a folia momesca de 2024.

Na sexta-feira (9), a emissora seguiu sua grade normal, com Cidade Alerta, Jornal da Record, Jezabel, Quando Chama o Coração, Pecado Mortal, Chicago Med - Atendimento de Emergência e JR 24h. No sábado (10), idem, com Cidade Alerta Especial, Jornal da Record Especial e Super Tela.

+ Produtora responsável pelo The Voice quer emplacar reality em concorrente da Globo

+ Após rasgar R$ 10 milhões com aluguel de estúdio, Band rompe contrato antes da hora

No domingo (11), a Record também manteve a programação intacta, com Cine Maior, Hora do Faro, Campeonato Paulista, Domingo Espetacular e Câmera Record. Já nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), praticamente a mesma sequência apresentada na sexta passada, com uma única diferença: a substituição de Chicago Med por Chicago Fire. 

A decisão não é inédita, pelo contrário. Desde que foi adquirido por Edir Macedo, em 1989, o canal evita alguns temas e assuntos que batem de frente com os dogmas e interesses da Igreja Universal. Além do Carnaval, o São João e o 12 de Outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, também são datas "esquecidas". A propósito, desde que um ex-pastor da congregação chutou uma imagem da Padroeira do Brasil durante um culto, em 1995, a santa passou a ser uma referência proibida por lá. 

Para não dizer que vive em plena alienação ou em outro mundo, a Record adota apenas uma tímida cobertura jornalística dessas festas, evitando qualquer abordagem mais aprofundada ou tempo de tela. Acima do interesse jornalístico, há os da igreja. Apesar de tudo, não há qualquer proibição ou perseguição por parte da alta cúpula à fé de seus colaboradores.

A linha adotada pela Record é simplesmente o oposto do que todas as suas principais concorrentes fazem. Globo, SBT, Band, RedeTV!, TV Cultura e TV Brasil dedicam horas à cobertura da maior festa de rua do mundo.

Com Record de fora, concorrentes dedicam horas ao Carnaval

Na Globo, o Carnaval pediu passagem com os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, o que levou a ajustes nos horários do Jornal Nacional, Renascer, BBB 24, Domingão com Huck e Fantástico. Jornal da Globo, Altas Horas, Supercine, Domingo Maior e Cinemaço deixaram de ser exibidos no período. 

Além disso, desde 29 de janeiro, a emissora apostou novamente no Glô na Rua, que ganhou espaço no Encontro, É de Casa e ao longo dos intervalos, trazendo toda a cobertura da festa pelo país, inclusive em pleno domingo de Carnaval.

SBT e Band também dedicaram espaço ao Carnaval. Com o SBT Folia e o Band Folia, os canais acompanharam a passagem dos trios em Salvador, o Galo da Madrugada em Recife e fizeram a cobertura jornalística dos desfiles do Rio e de São Paulo.  

Na RedeTV!, após 4 anos, o "folclórico" Bastidores do Carnaval voltou ao ar com a mesma equipe responsável pelo TV Fama. Nelson Rubens, Flavia Noronha e Fefito comandaram a cobertura, que adentrou a madrugada e possibilitou muitas pérolas, como sempre.   

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado