Vem aí

Globo muda grade e revive guerra no Ibope entre Domingão e Domingo Legal; confira 5 histórias

Programas irão se enfrentar por cerca de uma hora a partir de 2024


Montagem com Faustão e Gugu Liberato
Faustão e Gugu brigaram pela audiência nos anos 90 - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Redação NT

Publicado em 11/10/2023 às 04:15,
atualizado em 11/10/2023 às 09:32

O Domingo Legal e o Domingão passarão a disputar a preferência do telespectador 14 anos depois. A histórica guerra de Ibope entre Globo e SBT com os dois programas será revivida na nova grade do canal carioca em 2024. A emissora anunciou na última terça-feira (10) que a atração de Luciano Huck será exibida em dois momentos na programação dominical e que, na primeira parte, competirá com o programa de Celso Portiolli.

O comunicado aconteceu 48 horas depois que o Domingão com Huck promoveu homenagem para Gugu Liberato (1959 - 2019) no quadro Batalha do Lip Sync e exibir o cenário e o logo Domingo Legal na atração global.

Luciano Huck faz história na Globo com filhos de Gugu e Fausto Silva no Domingão

Filho de Gugu comenta participação no Domingão

Ao NaTelinha, a Globo informou que o Domingão terá exibição ampliada e será em dose dupla em 2024. Com isso, ganhará novos quadros, como Mistery Duets e Million Dollar Drop. “Em abril, o programa irá ao ar em duas partes: a primeira, logo após Temperatura Máxima, antes do futebol, e a segunda, após os jogos, no horário que já é ocupado pela atração atualmente”, diz a nota.

Confira 5 casos históricos na guerra pela audiência entre Domingão e Domingo Legal

Sapo cachorro do Domingo Legal bate audiência de Roberto Carlos no Domingão

Em dezembro de 1997, quando Gugu mostrou um sapo que fazia um som parecido com o de um cachorro, ele superou a participação do cantor Roberto Carlos no Domingão do Faustão.

Naquele domingo, Gugu já estava na liderança do Ibope há sete semanas consecutivas. Ao exibir a reportagem sobre o sapo que latia, ele alcançou picos de 24 pontos, contra 16 do programa de Fausto Silva.

A presença de Roberto Carlos no Domingão era a aposta da Globo para barrar o sucesso do Domingo Legal. O rei ficou mais de uma hora no ar, dando entrevista e relembrando antigos sucessos. Mas não foi suficiente: a derrota foi acachapante. Durante todo o confronto, das 15 às 19h, a média foi de 22 pontos para Gugu contra 15 de Faustão.

Veto de Ricky Martin na Globo

Numa época onde a briga pela audiência era mais acirrada entre SBT e Globo, o ex-diretor do Domingão do Faustão, Alberto Luchetti, chegou a vetar a divulgação do novo CD de Ricky Martin, porque o cantor internacional iria se apresentar também no programa de Gugu Liberato, 40 dias depois de aparecer na Globo.

A consequência foi que Ricky Martin apareceu com exclusividade no Domingo Legal e Luchetti transformou o apresentador Clodovil Hernardes numa arma na disputa com o astro latino.

“Quando o Gugu começou a mostrar o rosto do Ricky Martin no avião, nas escadas descendo, o Fausto anuncia: "de volta para a televisão, Clodovil Hernandes". Metemos 40 contra 10. O sucesso foi tão grande que eu comprei um CD do Ricky Martin e mandei um café da manhã para o Clodovil dizendo: 'Clodovil, como você apagou o lançamento do CD do Ricky Martin e ninguém vai saber que ele lançou um disco no Brasil, estou mandando pra você'”, contou Alberto Luchetti em entrevista ao NaTelinha em 2018.

Imagem da thumbnail do vídeo

Xuxa grávida virou disputa entre Globo e SBT

Na semana seguinte, a Globo transmitia um jogo amistoso entre Brasil e África do Sul e fazia suspense sobre uma grande novidade envolvendo Xuxa. No intervalo do jogo, às 15h57, Gugu surpreendeu os telespectadores ao revelar que a rainha dos baixinhos estava esperando um filho.

Mais tarde, às 19h23, Xuxa apareceu no Domingão do Faustão para confirmar que estava grávida. Ela estava vestida de branco, com a barriga de fora, segurando a mão do namorado o tempo todo. “A partir de ontem, quando recebi a notícia, não sou mais uma pessoa sozinha. Aconteça o que acontecer com a gente, eu vou ter sempre uma pessoa que vai ser minha.”

Antes da entrada de Xuxa no Domingão, Globo e SBT estavam empatadas em 20 pontos. A partir do anúncio, Faustão subiu para 28 pontos, deixando Gugu com 17. Na média final, no entanto, a rede carioca ficou com 19, contra 20 do Domingo Legal.

Veto de sertanejos no Domingão do Faustão

Em entrevista ao NaTelinha, o ex-diretor de Faustão, Alberto Luchetti, contou a seguinte história: “Em 1999, eu proibi por um ano e meio a entrada de todos os sertanejos no programa. Você sabe o que era fazer isso na época? Todo domingo era Leandro e Leonardo, Daniel e Zezé di Camargo e Luciano. Eu precisava sair fora desses caras, se não viraria escravos deles, iam num domingo no Domingo Legal e outro no Fausto”.

E completou: “Nesse mesmo período, fiz uma reunião com todas as gravadoras e disse o seguinte: "para não mostrar que sou autoritário, vocês pegam o cast de vocês e levam para o Gugu e ele escolhe o que quer. O que não quiser vocês podem vir pra mim que eu coloco no programa do Fausto". Sabe o que o Gugu escolheu? Tudo. Foi aí que fui descobrir novos talentos. Quem é que se descobriu na minha época: Frank Aguiar, Padre Marcelo, Pepê e Neném, Bruno e Marrone, Vanessa Jackson, Shaolin, As Meninas, Sandro e Gustavo, Fat Famly e outros”.

O maior Ibope do Domingo Legal contra o Domingão do Faustão

Globo muda grade e revive guerra no Ibope entre Domingão e Domingo Legal; confira 5 histórias

Em março de 1996, Gugu fez uma cobertura ao vivo da morte dos seis integrantes do grupo Mamonas Assassinas: Dinho, Júlio, Samuel, Bento e Sérgio. A banda estava no auge do sucesso e faleceu em um acidente aéreo na noite de um sábado.

Gugu contou que recebeu a notícia da morte dos meninos de Guarulhos às 7h30 do domingo. Ele ligou para Silvio Santos e pediu que ele ficasse tranquilo. Gugu mobilizou toda a produção para tratar sobre a tragédia que parou o país. Também solicitou o helicóptero da emissora, que estava no Rio de Janeiro, e quis agilidade para que tudo pudesse fluir ao longo da maratona que era o Domingo Legal.

Apresentado das 12h10 às 15h30, o Domingo Legal cravou 37 pontos de média com 47 de pico. No mesmo horário, a Globo registrou 13.


Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado