Bombando

YouTube dispara no Brasil e já incomoda a Globo no Ibope

Plataformas de streaming tiveram crescimento exponencial


Globo e YouTube em montagem
Globo sofre com o YouTube - Foto: Montagem

O streaming nunca foi tão visto no Brasil e começa a perseguir a TV linear de forma perigosa a ponto de manter uma proximidade nunca vista. Quem diz é o resultado de audiência do mês de setembro divulgado nesta terça-feira (10) pela Kantar Ibope e que leva em consideração todos os tipos de aparelhos sintonizados no Brasil.

Segundo dados da Kantar Ibope para o PNT (Painel Nacional de Televisão) referente ao mês de setembro, em todos os tipos de aparelho, as plataformas de streaming foram sintonizadas por 29,4%, enquanto a TV linear ocupou o primeiro lugar com 70,6%.

Governo toma decisão sobre cães e gatos de brasileiros em Israel

A Fazenda 2023: André abre os olhos de Rachel sobre peoa "perigosa"

Os dados são recordes e representam o melhor desempenho da história do que o Ibope classifica como vídeo online, ou seja, plataformas e canais que são acessados na internet.  Isso significa dizer que a cada 10 aparelhos (televisores, smarTV, celulares, computadores e tablets), praticamente 3 já preferem sintonizar em plataformas de streaming.

Na linear, a TV aberta continua na liderança com folga, mas sofreu queda. Ela obteve 61,2% do público que consome o produto, enquanto apenas 9,4% ficaram com a TV paga, pior desempenho de 2023, quando a Kantar começou a fazer esse tipo de levantamento.

YouTube dispara, Netflix perde o segundo lugar

A Netflix perdeu o posto de vice-liderança em vídeo online pela primeira vez no Brasil em 2023. Mesmo assim, a plataforma de streaming cresceu de 3,9% para 4,2%, quase 10 pontos percentuais a mais na comparação com agosto. Na prática, isso significa dizer que a cada 100 pessoas assistindo algum programa no Brasil, pouco mais de 4 estão sintonizados na Netflix.

O primeiro lugar segue disparado com o YouTube. O canal de vídeos está com 17,7% e pode começar a incomodar a Globo, embora a comparação não caiba, já que na plataforma há vários canais reunidos. Mesmo assim, atualmente no Brasil o total de pessoas assistindo YouTube se aproxima da emissora carioca, que gira em torno de 34% de toda a TV aberta, o que parecia impensável há alguns anos.

O segundo lugar pela primeira vez é uma rede social. O TikTok superou a Netflix e tem 4,3% da audiência no Brasil. Já o Globoplay também subiu e chegou a 1%, bem longe dos concorrentes, mas em potencial de elevação. A plataforma da Globo aumentou 25% na comparação com agosto.

YouTube dispara no Brasil e já incomoda a Globo no Ibope

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado