Bombardeio

Gabriela Duarte relata momentos de terror em Israel: "Nem nos pesadelos imaginei"

A atriz já conseguiu deixar o país

Gabriela Duarte de cabelo solto e casaco preto, no meio do mato
Gabriela Duarte teve viagem em família interrompida - Reprodução/Instagram

Gabriela Duarte concedeu uma entrevista ao vivo à GloboNews e relatou os momentos de terror que viveu em Israel. A atriz estava em viagem quando o país foi bombardeado pelo grupo terrorista Hamas. "Nem nos meus pesadelos mais loucos eu nunca imaginei", disse.

De acordo com a filha de Regina Duarte, que conseguiu um voo para Praga, na República Tcheca, e falou com o canal de notícias por chamada de vídeo, ela e sua família conseguiram curtir apenas um dia de passeio.

Domingão com Huck ganha mais tempo e resgata programa relâmpago apresentado por Silvio Santos

Sonia Abrão detona Globo após participação do Faustão no Domingão

"Estava tudo tranquilo, parecia ser uma viagem tranquila, calma, com os meus filhos, para apresentar um sonho, assim, meu e do meu ex-marido. Apresentar esse país com quem eles têm conexão, por serem filhos de judeus", contou.

A mãe de Manuela e Frederico, de 17 e 11 anos, respectivamente, seguiu explicando sua experiência e contou que acordou no dia seguinte com bombas e sirenes, às seis da manhã: "Na hora não conseguimos entender".

"Ninguém conseguia entender o que estava acontecendo. Sabíamos que precisamos nos proteger. Nesse dia, foram muitas sirenes, muitas assim, uma atrás da outra, e a gente subindo e descendo do bunker, várias vezes ao dia", detalhou.

Foi com o início do conflito que Gabriela Duarte e seu ex-marido, o fotógrafo Jairo Goldflus, entenderam que precisavam procurar voos para deixar Israel e contaram com a ajuda de um guia turístico que haviam contratado.

"A única companhia que conseguiu manter a sua grade normal de vôos era a El Al, que é uma companhia israelense. Nós ficamos uma filha imensa porque estamos em quatro. O voo era para ter saído a meia-noite, nós decolamos às 2 da manhã. Graças a Deus", agradeceu, dizendo também que o aeroporto estava lotado de pessoas que tentavam deixar o país.

Gabriela Duarte diz que filho caçula se desesperou em Israel

Ainda em entrevista à GloboNews, Gabriela Duarte disse que foi acordada com o bombardeio quando estava em Israel: "Não tinha nada no ar. Acordei com o barulho de uma bomba mesmo, relativamente perto do hotel, e já começou a soar sirene. Então, é uma coisa que nem os meus pesadelos mais loucos eu nunca imaginei, com certeza. Ninguém. Ninguém".

Segundo a atriz, seus filhos, Manuela e Frederico, estão traumatizados. "Foi bem difícil pra eles. Essa viagem tinha todo um caráter afetivo, um caráter de conexão com a religião, com a cultura deles, raízes deles e de repente a viagem se tornou... Tivemos todos que entrar em modo sobrevivência mesmo", lamentou.

"A Manuela, com 17 anos, já consegue ter um pouco mais de ferramentas pra digerir isso tudo. O Fred ficou muito, muito, muito assustado assim. Ele chorava, ele ficou com muito medo daquela situação, sem saber o que pode acontecer com ele, com a família dele, então temos conversado bastante sobre isso", completou.

A famosa ainda concluiu seu relato dizendo que se sente aliviada pela família ter passado por isso juntos: "Fico imaginando se eu tivesse ficado no Brasil e ele [Jairo] tivesse feito essa viagem sozinho com as crianças", acrescentou.

"Estaria completamente enlouquecida. Esse sentimento de estarmos todos juntos também foi muito importante, passamos por isso juntos. Estamos saindo mais fortes disso, com certeza", avaliou ela.