Confusão

William Waack diz que Belém fica no 'meio do mato' e é detonado por prefeito

Jornalista irritou Edmilson Rodrigues (PSOL)


William Waack na CNN Brasil
William Waack é acusado de comentário preconceituoso - Foto: Reprodução/CNN Brasil
Por Daniel César

Publicado em 12/08/2023 às 13:55,
atualizado em 12/08/2023 às 15:44

William Waack recebeu críticas após fazer um comentário considerado preconceituoso sobre a cidade de Belém, capital do Pará, durante o Jornal da CNN na última sexta-feira (11). O apresentador convocou um repórter que estava na região Norte e disse que não desejava fazê-lo ficar "no meio do mato". As declarações do jornalista geraram indignação por parte do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), que acusou Waack de expressar atitudes racistas.

Waack estava debatendo as informações referentes à Cúpula da Amazônia quando solicitou a participação do repórter que se encontrava ao vivo em Belém. "Caio está nos chamando diretamente de Belém, e eu não gostaria de mantê-lo parado lá no meio da selva", declarou.



Uma das convidadas que estava junto ao jornalista na mesa de discussão respondeu criticamente: "Ele não está no meio da selva, ele está no centro da cidade." O âncora respondeu prontamente: "Sim, eu sei, estava fazendo uma brincadeira. Nós costumamos brincar muito aqui. Nosso ambiente é sempre descontraído, com piadas entre nós."

+ Terra e Paixão: Irene quer Agatha de volta ao inferno

+ Terra e Paixão: Agatha é rejeitada pelos dois filhos

Porém, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) demonstrou revolta com a frase e rejeitou veementemente o comentário do comunicado. Ele compartilhou uma nota nas redes sociais e gravo um vídeo para relembrar o caso de racismo de Waack, quando o jornalista trabalhava no Jornal da Globo, sendo demitido pouco tempo depois.

"Mais uma vez um jornalista de direita, famoso por atos de racismo, de preconceito, de incentivo a violência, se manifesta para ofender Belém e o povo da capital do Estado do Pará. Uma capital com grande acervo arquitetônico, histórico", declarou o prefeito.

"Uma capital com a segunda maior universidade do Brasil, com centros de pesquisa, com uma criatividade reconhecida pela Unesco na área da gastronomia, mas uma expressão de potência, em termos de diversidade cultural. Essa cidade está com muito orgulho, incrustada na floresta, circundada por 39 grandes ilhas", acrescentou. "Belém exige respeito".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado