Relembre tragédia

Plantão da Globo anunciou queda de helicóptero com ator de novela das 8

Famoso também apresentava programa na época do acidente, que teve uma morte


Plantão da Globo
Plantão da Globo interrompeu filme da Tela Quente em 14 de setembro de 1998 - Foto: Reprodução

Em 14 de setembro de 1998, uma segunda-feira, o plantão da Globo interrompeu a programação da emissora para anunciar a queda de um helicóptero em que estava um dos atores da então novela das 8, Torre de Babel. O famoso também apresentava, na época, o programa Globo Ecologia.

Trata-se de Danton Mello, que sobreviveu à tragédia e hoje tem 48 anos. A queda do helicóptero no Monte Roraima, onde a equipe do Globo Ecologia fazia uma gravação, culminou na morte do operador de áudio Ricardo Cardoso, o Cuca. Os outros quatro passageiros ficaram feridos.

O acidente foi à tarde, mas a notícia só foi veiculada pela Globo à noite, durante o Tela Quente. Na ocasião, a jornalista Lillian Witte Fibe, então âncora do Jornal da Globo, interrompeu a exibição do filme Sabrina (1995), para informar o ocorrido (assista ao vídeo ao final deste texto):

“O helicóptero em que viajava o ator Danton Mello, da TV Globo, o Adriano da novela das 8, desapareceu. Eles saíram hoje de manhã para gravar o Globo Ecologia. Decolaram de Roraima às quatro da tarde. Os bombeiros, agora há pouco, suspenderam as buscas e devem retomá-las a partir de amanhã. Mais informações a qualquer momento e no Jornal da Globo, depois de Tela Quente. Até já.”

Lillian Witte Fibe

Na época, o Brasil havia vivido dois acidentes aéreos que abalaram o pais. Em outubro de 1992, morreu o deputado federal Ulysses Guimarães, quando o helicóptero em que ele estava caiu em alto-mar. Seu corpo nunca foi encontrado. Já em março de 1993, todos os integrantes da banda Mamonas Assassinas morreram na queda da aeronave após bater na Serra da Cantareira.

“É uma data que eu comemoro”, contou Danton Mello ao relembrar dia do acidente

imagem-texto

O resgate só teve início no dia seguinte, pela dificuldade de acesso ao local do acidente. Em entrevista recente ao portal Gshow, o ator comentou: “Me lembro de tudo, perfeitamente. O dia 14 de setembro é uma data que eu comemoro”. Ele também afirmou:

“Lembro nitidamente da queda, do tempo em que a gente ficou lá, do resgate, de quando passou o primeiro helicóptero e não viu a gente, depois um avião também não viu, até que chegou o terceiro helicóptero e, como eu sentia tanta dor, falei: 'Vou embora nesse, não aguento ficar aqui mais tempo.'”

Danton Mello

O ator voltaria à cena em Torre de Babel na reta final da novela – muito lembrada pela explosão do shopping na trama e pelas polêmicas nos bastidores. Seu personagem, Adriano, par romântico de Shirlei (Karina Barum), havia sofrido um acidente de carro e reapareceu em cadeira de rodas.

Relembre o plantão da Globo com informação do acidente de Danton Mello:

Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado