De volta

Xou da Xuxa no Viva: Confira 5 segredos revelados do fenômeno infantil

O programa Xou da Xuxa volta ao ar pelo Canal Viva neste sábado (04)


Xuxa em montagem apresentando o Xou da Xuxa
Xou da Xuxa retorna ao ar pelo canal Viva neste sábado (04) - Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 04/03/2023 às 07:40,
atualizado em 04/03/2023 às 13:25

O Xou da Xuxa (1986-1992) está de volta à TV neste sábado (04), 30 anos após ir ao ar o último episódio. O infantil, transmitido originalmente nas manhãs da Globo, será exibido pelo Canal Viva em 17 episódios, sempre às 16h15. A atração ascendeu Xuxa Meneghel ao estrelato e marcou uma geração de telespectadores que acompanhavam os desenhos do He-Man e assistiam às danças da loira com as Paquitas, Dengue e Praga.

O retorno do programa faz parte das comemorações pelos 60 anos da apresentadora, que serão completados no próximo dia 27 de março. Além das reprises do Xou da Xuxa, outros projetos estão previstos para marcar data. Dentre eles um documentário no Globoplay, Cruzeiro da Xuxa – que terá exibição no Multishow –, o reality Caravana das Drags na Prime Video e o filme Uma Fada Veio Me Visitar, com previsão de lançamento para julho.

O formato do Xou da Xuxa fez tanto sucesso que foi copiado por várias TVs no Brasil e no também no exterior. A atração chegou a ter 5 horas na grade da Globo e, ao todo, foram 2000 episódios dirigidos por Marlene Mattos. A volta do Xou da Xuxa no Viva foi publicado em primeira mão pelo NaTelinha em 2021.

Confira 5 segredos do Xou da Xuxa:

1- Nave da Xuxa nos bastidores

Uma das grandes vontades dos “baixinhos” que acompanhavam as gravações do programa no Teatro Fênix, da Globo, no Rio, era subir na nave da Xuxa, saber como era seu interior e como saia.

Em 2016, num vídeo amador publicado no YouTube, o segredo foi desvendado. Xuxa deixava a nave antes de subir e sem chamar a atenção corria para seu camarim.

Imagem da thumbnail do vídeo

 2 - Dengue e Praga

Xou da Xuxa no Viva: Confira 5 segredos revelados do fenômeno infantil

Dengue e Praga, interpretados por Roberto Bettini e Armando Moraes (1965 -2003), respectivamente, eram parceiros de Xuxa no palco do programa. Porém, no começo do Xou da Xuxa os personagens foram batizados com outro nome: Murissoca e ET.

3- Xuxa queria que o “Xou” fosse Programa da Xuxa

No Livro do Boni, o ex-todo poderoso da Globo explicou que no começo das negociações com a Xuxa, ela queria que o infantil fosse batizado de Programa da Xuxa.

“Ela fazia questão que seu programa se chamasse Programa da Xuxa e a gente, desde a saída do Chacrinha, estava evitando programas com nomes dos apresentadores. Precisávamos encontrar uma solução para arranjar um nome menos “possessivo”, explicou Boni.

“Pensei algum tempo e, um dia, liguei pra ela: 'Alô Xuxa, já temos o nome como você queria. Um tanto estranho, mas acho divertido. Xou da Xuxa. Show com X, de Xuxa'. Ela adorou, foi conversar comigo e fechamos o contrato. Xuxa estreou e marcou índices jamais vistos naquele horário."

Boni

4 - Marquei um X surgiu de uma aposta na loteria

Uma das músicas marcantes do Xou da Xuxa era a canção Marquei um X. Poucos sabem, mas a canção foi composta pela comediante Fafy Siqueira quando estava fazendo um jogo na loteria. “Vou para casa agora fazer essa música”, relembrou em entrevista ao programa Sensacional da RedeTV!, em 2018.

Imagem da thumbnail do vídeo

5- Formato do Xou da Xuxa ganhou versões em quase 10 países

Em 2021, a pesquisa de Gilson José da Silva, aluno do 8º período do curso de graduação em Rádio, TV e Internet das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, resolveu transformar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma investigação em torno dos aspectos que fizeram o Xou da Xuxa, dirigido por Marlene Mattos, ser um formato vencedor no Brasil e no mundo.

A pesquisa teve orientação do professor Fernando Morgado, autor do livro Silvio Santos - A Trajetória do Mito e membro da Academy of Television Arts and Sciences.

Um dos pontos pesquisados mostrou que a repercussão do Xou da Xuxa foi tão forte que não tardou para o surgimento de vários programas semelhantes. O pesquisador localizou em torno de 30 atrações, produzidas em oito países, com o formato semelhante lançado pela Globo.

O Brasil lidera o levantamento, com 15 produções. A Argentina aparece na segunda posição, com 4, e depois vem o México, com 2. Existem fatos curiosos. Na Colômbia, tinha um programa batizado de Todo el Mundo Está Feliz, numa clara alusão a um dos versos da música Tindolelê, que, em espanhol, virou "Chindolele". A apresentadora, Xiomara Xibille, também era loira e intercalava brincadeiras com músicas e mensagens de otimismo. 

Assista à entrevista exclusiva de Xuxa Meneghel ao NaTelinha sobre os 35 anos do Xou da Xuxa completados em 2021:

Imagem da thumbnail do vídeo

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado