Na Justiça

Ministério Público instaura inquérito contra Jovem Pan por incitar atos golpistas

Canal vira alvo por propagar fake news e falas antidemocráticas


Lojo Jovem Pan News; Bolsonaristas na praça dos três poderes
Ministério Público investiga conduta da Jovem Pan por incitar atos antidemocráticos - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha

Publicado em 09/01/2023 às 16:58,
atualizado em 09/01/2023 às 17:01

A Jovem Pan está sendo investigada pelo Ministério Público Federal por defender os atos golpistas praticados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (8). A instituição instaurou inquérito para apurar a má conduta da emissora, que, na visão do MP, incitou a massa, por disseminar notícias falsas sobre o ex-governo e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo documento divulgado pela própria Promotoria, serão investigados também os comentários abusivos proferidos pelos funcionários do canal durante a programação. Em um levantamento prévio, o MPF avaliou que a Jovem Pan vem divulgando durante sua programação fake news que atentem contra a ordem institucional.

Ontem, ao cobrir as ações terroristas na capital do Brasil, o canal defendeu o vandalismo no Congresso Nacional, prédio do Supremo Tribunal Federal - STF e Palácio do Planalto praticado por bolsonaristas radicais. O MP cita, em documento divulgado nesta segunda-feira (09), nominalmente o jornalista Alexandre Garcia, que chegou a fazer um comentário errado sobre a Constituição Federal, fazendo com que o público informe de forma equivocada sobre o conjunto de leis que regem o país. “Nos últimos dois meses as pessoas ficaram paradas esperando por uma tutela das Forças Armadas. A tutela não veio. Então resolveram tomar a iniciativa”, essa foi a aspa citada sobre o comentarista.

Outro funcionário envolvido com fake news na emissora é Paulo Figueiredo. O MP considera que ele responsabilizou os próprios funcionários do governo Lula e parlamentares, além de ministros do Supremo Tribunal Federal. Com isso, uma grande crise se instala nos bastidores da Jovem Pan. O Ministério Público cita comentários de Figueiredo e crava que ele está "ecoando notícias falsas sobre supostas fraudes eleitorais e atuações enviesadas ou omissivas de tribunais superiores e do Congresso Nacional."

Na nota, o MPF avisa que enviou ofício determinando que a Jovem Pan forneça, em até 15 dias, informações detalhadas sobre sua programação e os dados pessoais dos apresentadores e comentaristas dos programas Jovem Pan News, Morning Show, Os Pingos nos Is, Alexandre Garcia e Jovem Pan – 3 em 1.

O Ministério Público também proibiu a emissora de apagar qualquer vídeo no YouTube, ou mesmo tornar a visualização retida, sob pena da legislação vigente.

Ao YouTube, o MPF ordenou a preservação da íntegra de todos os vídeos publicados pela Jovem Pan desde janeiro de 2022 até hoje. A plataforma deverá ainda informar em até 30 dias a relação completa dos conteúdos removidos ou cujo acesso público foi restringido pela emissora, para compreender melhor quais razões motivaram essas ações. O YouTube terá também que indicar os vídeos que foram alvo de moderação de conteúdo pela própria plataforma ao longo do ano passado, especificando os fundamentos adotados nesse controle.

A situação da Jovem Pan ficou tão delicada que o próprio dono e presidente do canal Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, renunciou ao cargo horas após a emissora ser acusada de defender os atos terroristas que quebraram prédios públicos dos três poderes federais em Brasília.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado