Novidade

Jornal Nacional estreia nova forma de previsão do tempo

Noticiário investe em tecnologia para ter maior acerto nas informações do tempo


Eliana Marques mostrando mapa em telão
Jornal Nacional estreia nova forma de previsão do tempo - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 09/01/2023 às 21:55,
atualizado em 09/01/2023 às 21:55

Durante o Jornal Nacional desta segunda-feira (9), o noticiário inaugurou uma nova forma de abordar a previsão do tempo. Agora, o programa da Globo vai cruzar dados de suas fontes, incluindo instituições federais, para ter mais assertividade nas informações. Além disso, uma forma mais didática, com imagens em alta resolução, vai levar ao público o conteúdo com mais qualidade.

O tempo de atualização dos dados climáticos também mudou. Se antes as bases de informações eram renovadas a cada hora, agora os dados vão entrar de cinco em cinco minutos, vindas dos satélites Goes 16 e Goes 16R.

Na nova previsão do tempo do Jornal Nacional, a Globo irá cruzar dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Climatempo. Essa união de dados, em conjunto com a inteligência analítica do canal, possibilita uma construção estruturada com riqueza de detalhes na previsão.

"O objetivo do projeto é fortalecer a prestação desse serviço no país. Para isso, é fundamental o trabalho da Globo no tratamento dos dados dos órgãos federais e da Climatempo em tempo real de forma integrada. Há um detalhamento dos fatos e seus desdobramentos de forma estruturada para melhor assimilação por parte do público. A tecnologia está sendo utilizada a serviço da informação", afirma Djalma Albuquerque, coordenador do Centro de Design do canal.

O que muda na prática a nova previsão do tempo do Jornal Nacional?

Jornal Nacional estreia nova forma de previsão do tempo

Na prática, o público vai encontrar uma nova previsão do tempo com infográficos hiper-realistas, com plano de fundo exclusivo para cada capital brasileira.

"A tecnologia e o hiper-realismo empregados em cada arte facilitam muito a explicação de fenômenos meteorológicos, seus efeitos e suas consequências. Todas as mudanças (e foram inúmeras) começaram há mais de um ano, envolveram vários profissionais, e fico feliz por fazer parte disso tudo. Espero que todos gostem, entendam, informem-se conosco e, assim, tenhamos o tempo a nosso favor", afirma a jornalista e Garota do tempo do Jornal Nacional Eliana Marques.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado