RDC TV

Equipe de afiliada da Globo é agredida por bolsonaristas

Repórter levou soco de bolsonarista enquanto acompanhava trânsito


Cinegrafista fazia registro do trânsito da região quando foi atacado
Cinegrafista fazia registro do trânsito da região quando foi atacado - Reprodução
Por Daniele Amorim

Publicado em 03/01/2023 às 22:57,
atualizado em 03/01/2023 às 22:57

Uma equipe de jornalismo da RDC TV, afiliada da Globo no Rio de Grande do Sul, foi agredida por um bolsonarista nesta terça-feira (3). Os profissionais faziam a cobertura do fim de um acampamento na região Comando Militar do Sul, e um repórter cinematográfico levou um soco de um dos apoiadores do ex-presidente. A polícia, no entanto, não encontrou o agressor. 

Acampados na região desde outubro do ano passado, o grupo bolsonarista se manifestava contra o resultado das eleições presidenciais. No pleito, Luis Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito no segundo turno com 50,90% dos votos. 

No entanto, com a posse de Lula em 1 de janeiro, o grupo a favor de Bolsonaro decidiu desmontar o alojamento. Eles acreditavam que as Forças Armadas deveria interferir no resultado da eleição para que o candidato do PL fosse reeleito. 

Assim, a equipe da RDC acompanhava o movimento da retomada de vias de trânsito que foram paralisadas pelo acampamento quando o repórter cinematográfico Jocemar Silva levou um soco.

Após a confusão, os jornalistas da Globo chamaram a polícia e registraram boletim de ocorrência por conta da agressão. Em nota da assessoria de imprensa, o órgão afirmou que "estão sendo realizadas buscas para tentar identificar/encontrar quem agiu contra a equipe".

A RDC TV também se manifestou por nota após o episódio e repudiou a agressão: "Nossa reportagem registrava o momento em que as vias ao lado do Comando Militar do Sul eram desobstruídas, quando um grupo de manifestantes, contrários ao resultado das eleições se aproximou, questionando se possuíam autorização para gravar imagens", começou o texto. 

Sem precisar de qualquer tipo de liberação para realizar o trabalho jornalístico em via pública, nossos repórteres ainda tentaram argumentar, mas um dos manifestantes não aceitou os argumentos e agrediu o repórter cinematográfico Jocemar Silva. [...] A RDC TV lamenta profundamente que ataques à imprensa sigam acontecendo. A tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa é, em si, um atentado contra a democracia. Assim como já aconteceu há poucos meses, a emissora reafirma seu compromisso com o jornalismo e jamais cederá a qualquer tipo de coação.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado