Exathlon Brasil

Há 5 anos, Band estreava reality com Lacombe que teve punição e abandono

Alardeado como "reality mais difícil da televisão brasileiro", os bastidores superaram o programa


Luís Ernesto Lacombe no Exathlon Brasil
Luís Ernesto Lacombe à frente do Exathlon Brasil; reality teve problemas nos bastidores - Foto: Divulgação/TV Bandeirantes

Luís Ernesto Lacombe estreava há cinco anos na Band um reality alardeado como "o mais difícil da televisão brasileira". Tratava-se do Exathlon Brasil, que teve seu primeiro episódio exibido em 25 de setembro de 2017, mas apesar de ser gravado na República Dominicana e se tratar de um formato turco, decepcionou o apresentador pela falta de estrutura e acabou sendo ameaçado pelo dono da produtora.

O reality foi adiado inicialmente por conta do furacão Maria, que passou pelo local com ventos superiores a 250km/h. Apesar do susto, todas as mais de 300 pessoas envolvidas na produção estavam seguras, argumentou Lacombe numa entrevista ao Jogo Aberto às vésperas da estreia.

O jornalista logo percebeu que nada ali seriam flores. Assim que chegou, Lacombe ficou incomodado com a estrutura da competição e formalizou uma reclamação para a produção, o que teria desagradado os executivos turcos. O chefe da produtora, Acun Ilicali, então o retirou da apresentação da final e ainda teria feito uma ameaça velada.

Os bastidores foram expostos por Lacombe numa longa entrevista concedida ao Flow Podcast em outubro do ano passado. Segundo ele, o programa lhe foi vendido como um Survivor (o No Limite dos Estados Unidos). Lacombe assistiu toda a temporada grega e turca sem entender uma só palavra, já que nem legenda o conteúdo tinha, e foi para a República Dominicana ficar quatro meses gravando.

Luís Ernesto Lacombe relata perrengues no Exathlon Brasil

imagem-texto

Logo em sua chegada, Lacombe foi levado por um funcionário da Band para conhecer as estruturas da produção. "Aí o carro foi se afastando da praia, entrou no meio do mato e foi pra uma fazenda. Cheio de vaca, bosta. Falei: ‘Meu Deus, que lugar é esse?’. ‘Aqui é que vão ser as competições. Naquelas estruturas’. Eu olhei para as estruturas que pareciam das Olimpíadas do Faustão”, ironizou.

Na sequência, o comunicador foi conversar com diretores da Band e da produtora parceira do programa. “Fui nos caras da Band, que era um grupo pequeno. O resto era tudo turco. Eu falei: (...) ‘Não vai dar’”, detalhou.

Só que a estrutura se manteve a mesma e a família do apresentador viajou para a República Dominicana. Em uma prova, o Brasil enfrentou competidores do México e a participante brasileira venceu. Só que o chefe turco não aceitou e quis que terminasse em empate.

“Eles queriam que eu mentisse com a minha família lá. Eu não iria mentir de forma alguma. Eu falei: ‘Minha família tá ali. Você quer que eu minta?’ Aí eu tirei os microfones. ‘Faz o seguinte: pede para o mexicano gravar então. Eu não vou gravar mais’. Aí meu relacionamento com os turcos só piorou”.

O fim de Lacombe no Exathlon

Ainda que tenha seguido no comando até a final, foi castigado. Um chefão dos turcos deu a notícia de que ele não apresentaria o último episódio, conforme relatou em detalhes.

"Fomos para o restaurante da produção. Sentei, sentou o chefão dos turcos ali, mais uns três ou quatro diretores dele, três capangas dele. Um era chefe de segurança dele, barbudão, careca, que depois descobri que era o principal chefe da torcida organizada do Fenerbahçe, torcida que só arruma confusão. O turcão fez um discurso pra mim, que nunca tinha trabalhado com alguém como eu. Desde que eu fiz confusão. (...) ‘Eu tava pensando numa forma de me vingar de você. Você tá fora da final. Quem vai apresentar a final sou eu."

Luís Ernesto Lacombe detalhando seus últimos momentos no Exathlon Brasil

Lacombe voltou para o seu apartamento e trancou tudo, temendo o pior. A Band lhe telefonou e o tirou do país. O jornalista foi levado até a Alemanha.

O Exathlon Brasil foi vencido por Marcel Stürmer e teve uma média de apenas 2 pontos no Ibope na Grande SP e sequer teve uma segunda temporada cogitada. Na Band, Luís Ernesto Lacombe seguiu até meados de 2020 e posteriormente se transferiu para a RedeTV!, onde está até hoje.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado