Exclusivo

Globo cede a pressão e fecha com Carnaval de São Paulo

Em 2023, emissora vai voltar a exibir o desfile paulista para todo o país, incluindo o Rio de Janeiro


A Mancha Verde foi a campeã do Carnaval de São Paulo em 2022
A Mancha Verde foi a campeã do Carnaval de São Paulo em 2022 - Foto: Felipe Araujo/Liga SP
Por Walter Felix, com Sandro Nascimento

Publicado em 12/08/2022 às 15:12,
atualizado em 12/08/2022 às 15:24

A Globo vai transmitir o desfile das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo em 2023. A informação foi confirmada pelo NaTelinha na tarde desta sexta-feira (12). Para renovar o contrato, a emissora atendeu ao pedido da Liga-SP de expandir a exibição para o Rio de Janeiro. Há nove anos, os telespectadores da capital fluminense não assistem às performances das agremiações da terra da garoa.

“A TV Globo vai exibir os desfiles das escolas de samba de São Paulo nas noites de sexta e sábado de Carnaval, para todo o Brasil, inclusive para o Rio de Janeiro. No domingo e na segunda, entram na avenida, também com transmissão para todo o país, os desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro”, diz o comunicado enviado pela emissora à reportagem.

Desde 2013, o Rio de Janeiro assiste, nas noites de sexta-feira e sábado de Carnaval, os desfiles da Série Ouro, espécie de segunda divisão das escolas cariocas. Já era um pedido de longa data da Liga-SP que a Globo voltasse a exibir os desfiles de São Paulo em rede nacional, como acontecia até 2012, último ano deste modelo que será retomado agora.

Preterido por nove anos, o Carnaval de São Paulo quase deixou a Globo neste ano. O acordo sobre os direitos de transmissão chegaria ao fim em 2021, mas foi automaticamente estendido para 2022, já que, no ano passado, não houve desfile. Nos últimos meses, as partes ainda não tinham fechado acordo sobre a transmissão de 2023.

Globo mantém contratos diferentes para Carnaval do Rio e de São Paulo

Mancha Verde no Carnaval de 2022
Campeã do Carnaval paulista 2022, Mancha Verde teve carro quebrado e ausência de rainha - Foto: Reprodução

O contrato da Globo com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo é diferente daquele estabelecido com as agremiações do Rio de Janeiro. Enquanto há uma parceria de faturamento com os grupos paulistanos, a emissora paga um valor individual para cada uma das escolas cariocas por conta da exibição.

Realizado neste ano em abril, por conta da pandemia da Covid-19, a exibição do Carnaval paulistano anotou 8,7 pontos na Grande São Paulo, na madrugada de sexta para sábado, e 9,3 pontos de sábado para domingo. Já a apuração, na terça-feira, teve média de 13,3 pontos entre os paulistanos. Os dados são do Kantar Ibope.

Os desfiles, aliás, deram o que falar. A Mancha Verde se consagrou a campeã do Carnaval paulista de 2022, após critério de desempate com Mocidade Alegre, Império da Casa Verde e Tom Maior, que ficaram com 269,9 cada. A escola vencedora, contudo, teve carro quebrado e ausência de rainha de bateria.

A TV Cultura transmitiu o Desfile das Campeões de São Paulo 2022 no fim de abril, com exibição das cinco primeiras colocadas do Grupo Especial, a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso 1 e a vencedora do Grupo de Acesso 2. A apresentação ficou a cargo de Adriana Couto, Cunha Jr. e Cris Guterres, diretamente do Sambódromo do Anhembi.

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado