Opinião

Catia Fonseca detona atitude de Manoel Soares no Encontro

Apresentadora da Band palpitou sobre correção de jornalista ao vivo em atriz


Catia Fonseca de boca aberta; Manoel Soares sério
Catia Fonseca detona atitude de Manoel Soares no Encontro - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha

Publicado em 10/08/2022 às 18:26,
atualizado em 10/08/2022 às 18:26

Durante o Melhor da Tarde desta quarta-feira (10), Catia Fonseca se pronunciou sobre a atitude de Manoel Soares corrigir um termo racista que a atriz Marcela Fetter, a intérprete de Érica de Pantanal, falou no Encontro. Convidada da atração da Globo, a artista acabou usando o termo "ovelha negra", mas foi alvo de atenção do jornalista, já que a expressão é considerada racista. Ao falar sobre o caso em seu programa, Catia colocou panos quentes e disse que Marcela não falou por mal e que o termo é dito por pessoas mais velhas, só que a atriz tem 26 anos.

"Eu vou falar uma coisa pra vocês, eu entendo. É um termo incorreto, inaceitável. Mas a gente também tem que dar um tempo para as coisas se acertarem nesse contexto. Porque é um termo que você fala assim ‘Ah, é um termo racista!’. Sim, pode ser considerado mesmo um termo racista, mas é um termo que infelizmente foi muito usado desde lá atrás e existe um hábito de fala", começou.

"Então a gente continua, às vezes, falando coisas que são inaceitáveis nos dias de hoje. Mas a gente tem que ter, eu acho, um pouco mais de paciência e cuidado pra gente dar um tempo para as pessoas se encaixarem. A gente precisa se vigiar nisso. E muitas vezes, as pessoas falam isso não é por mal. Não estou defendendo a Marcela, porque eu nem a conheço."

Catia Fonseca

Assista ao momento:

Catia Fonseca justifica termo racista no Encontro

Na sequência, Catia, mesmo sendo uma mulher branca, tentou justificar o termo racista falado por Marcela no Encontro. A expressão surgiu quando a atriz comentava que os pais da sua personagem em Pantanal não são “flor que se cheire”. Fetter então comentou: “A Érica que não é dessa família. É a ovelha negra da família”. Manoel Soares então ponderou: “Ou branca (risos)”.

imagem-texto

A expressão “ovelha negra”, usada para discriminar uma pessoa do meio em que vive, geralmente a família, está entre os termos racistas que devem ser abolidos do vocabulário, segundo estudiosos. Aparentemente inofensivos, tais comparações acabam por reforçar o racismo estrutural e perpetuar o preconceito. O trecho repercutiu nas redes sociais.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado