Influência SBTista

7 motivos que provam que a Globo está com a cara do SBT

Globo prova que mudou e foi influenciada até por costumes de concorrente


Fernanda Gentil, Cauã Reymond e Thalía em foto montagem
Cancelamentos abruptos, novelas gravadas com antecedência e até rendição às mexicanas - Fotos: Divulgação
Por Thiago Forato

Publicado em 12/03/2022 às 09:41,
atualizado em 12/03/2022 às 09:44

A Globo mudou nos últimos tempos. A emissora que é líder de audiência há décadas no país ficou mais informal, relaxada e até se inspira naquela que foi sua principal concorrente há muito tempo, o SBT. Algumas mecânicas que o canal de Silvio Santos utiliza há muito tempo, a Vênus Platinada agora também faz uso.

Uma delas é dividir o horário de novelas à tarde quando uma está chegando ao fim. A dobradinha do Vale a Pena Ver de Novo começou em 2014 e chegou a durar até duas semanas inteiras, com direito a suspensão temporária da Sessão da Tarde.

Outra prática bastante conhecida do SBT e que acabou sendo adotada pela Globo - muito pelas questões sanitárias, é verdade -, é o fato das novelas serem gravadas com bastante antecedência e até irem ao ar com seus trabalhos nos estúdios completamente finalizados, como aconteceu com Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor.

Confira esses e outros motivos:

Contratações com a cara do SBT

7 motivos que provam que a Globo está com a cara do SBT

A apresentadora e cantora Priscilla Alcântara é uma das novas contratadas da Globo, mas já foi parte importante do SBT em um passado não tão distante. Priscilla começou sua carreira em 2005 no Código Fama, competição musical apresentada por Celso Portiolli. Daí em diante, Priscilla comandou o Bom Dia & Cia e outros infantis como o Carrossel Animado, além do Cantando no SBT em 2011.

Com forte imagem ainda atrelada ao antigo canal, a Globo não se furtou em dar uma chance a cantora, inicialmente no The Masked Singer Brasil, no final do ano passado. Como Unicórnio, Priscilla foi campeã e de quebra, foi contratada para integrar o talent show nesta segunda temporada.

Já Larissa Manoela, estrela de Além da Ilusão, está ainda mais fresca na memória. Afinal, ficou por quase uma década no SBT e estrelou novelas como Carrossel (2012-13), Cúmplices de um Resgate (2015-16) e estava no elenco de As Aventuras de Poliana (2018-20). Como o canal de Silvio Santos reprisa suas infantis em looping infinito, sua imagem fica ainda mais ligada à ex-emissora. 

Formatos consagrados por Silvio Santos

 7 motivos que provam que a Globo está com a cara do SBT

Silvio Santos já comandou centenas de programas no último meio século, e alguns ficaram no imaginário do público. Luciano Huck não hesitou em reforçar seu antigo Caldeirão com alguns deles, como o Family Feud (2005-06) ou o extinto Jogo das Famílias, nos anos 80. O Quem Quer ser um Milionário?, apesar de não ser oficialmente uma versão do Show do Milhão, teve clara inspiração deste para lançar o game do SBT em 1999.

Agora, é Marcos Mion que comanda o Family Feud da Globo, e um Qual é a Música? um pouco diferente com o Sobe o Som nas tardes de sábado. 

A palavra é antecedência

imagem-texto

É verdade que ainda vivemos em uma pandemia, mas a Globo se viu obrigada a fazer algo que o SBT já faz desde os primórdios: gravar novelas com muita antecedência e até exibi-las quando seus trabalhos já estão completamente finalizados nos estúdios. Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor. Pantanal, que estreia em duas semanas, irá ao ar com uma boa frente de capítulos.

O SBT faz isso há tempos, mas por outros motivos. Produções como Pérola Negra (1998), Ossos do Barão (1997), O Direito de Nascer (2001) e Corações Feridos (2012) foram gravadas antes de irem ao ar. Em alguns casos, muito antes, como O Direito de Nascer. A trama estrelada por Guilhermina Guingle começou a ser produzida em agosto de 1997, mas só estreou em maio de 2001.

Dobradinha à tarde

7 motivos que provam que a Globo está com a cara do SBT

A Globo passou a fazer, há oito anos, uma dobradinha nas tardes conforme uma nova novela estreava. A ideia é "acostumar" o público e exibir os últimos capítulos de uma acompanhada dos primeiros de outra. A tentativa acabou dando tão certo que é um artifício usado até hoje. Em algumas ocasiões, até mesmo a Sessão da Tarde foi suspensa.

O SBT também faz isso há décadas e já até se gabou de ter influenciado a líder de audiência a fazer o mesmo.

Bagunça na grade

imagem-texto

O canal de Silvio Santos era conhecido por ter uma grade voadora. Bota programa, tira programa. A Globo ainda não chegou ao ponto de cancelamentos tão abruptos, mas a bagunça na grade já pode ser sentida. Na última segunda-feira (7), o BBB 22 adentrou a madrugada e cancelou até o Corujão que estava previsto. O Conversa com Bial reestreou depois das 3h e praticamente passou o bastão para o Hora 1.

No início de Um Lugar ao Sol, a novela foi prejudicada por começar cada dia em um horário diferente. O futebol foi o principal ocupado. O fato foi motivo de reclamação entre o próprio elenco e até Alinne Moraes chegou a mandar algumas indiretas nas suas redes sociais.

Novelas mexicanas

imagem-texto

O Grupo Globo se rendeu às produções mexicanas. O Globoplay vem apostando cada vez mais em novelas que ficaram consagradas no SBT, como as de Thalía. Maria do Bairro e Marimar estão disponíveis no streaming. Marimar, aliás, está sendo reapresentada no Canal Viva, na televisão por assinatura. Quem diria, hein?

Como se não bastasse, o Globoplay também pagou para anunciar no SBT no ano passado. Chris Flores chegou a fazer merchandising da plataforma para anunciar justamente Marimar.

Mudanças súbitas

imagem-texto

O SBT, que já mudou de ideia como quem troca de roupa, parece ter emanado alguma energia para a Globo. Com atitudes irreconhecíveis, a emissora, em 2021, desfez todo um planejamento programado e mandou Faustão embora do seu Domingão e apressou para que Luciano Huck estreasse antes, em setembro.

Além disso, a emissora passou a cancelar programas até "incanceláveis" como o Vídeo Show (1983-2019). Em outras ocasiões, apostas com um padrão de qualidade muito além do esperado por ela também foram por água abaixa e já nasceram fadados ao fracasso como o Se Joga (2019-2021) e o Zig Zag Arena (2021), que foi rifado da grade antes da hora e com edições inéditas para serem exibidas.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado