Exclusivo

Tiago Santiago diz que quer voltar às novelas e revela sobre bíblicas: "Gostaria de escrever uma"

Autor fez muito sucesso no auge da Record na dramaturgia


Tiago Santiago posa para foto na época de Caminhos do Coração
Tiago Santiago quer voltar às novelas - Foto: Reprodução
Por Daniel César

Publicado em 05/12/2021 às 08:53,
atualizado em 05/12/2021 às 09:04

A última novela de Tiago Santiago foi há uma década, com Amor e Revolução (2011), no SBT. Mesmo assim, ele é, ainda hoje, o dono da maior audiência da história da dramaturgia da Record e engana-se quem pensa que o dramaturgo está fora do mercado porque cansou de escrever para o mercado. Autor consagrado com títulos icônicos, como Os Mutantes (2008) e Prova de Amor (2005), o novelista garante: tem vontade de voltar.

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Tiago Santiago conta que sua cabeça nunca parou de criar histórias. "Tenho sim vários projetos em dramaturgia, muitas ideias para filmes, séries e novelas", revela sem dizer exatamente o que estaria criando para uma produção no futuro. Mas é bom ressaltar que o roteirista foi um dos convidados a participarem do Mais Brasil na Tela, promovido pela Netflix e que revelou uma revolução na relação da empresa com criadores de conteúdo.

Num bate papo descontraído, Santiago garante que gostaria de voltar ao mercado e explica. "Tenho sim muita vontade de voltar a escrever novelas. Todas que escrevi foram fenômenos de audiência, menos a mais recente, que ficou dentro da média e do orçamento", lembra. De fato, ele é dono de sucessos incontestáveis como a já citada Prova de Amor, maior Ibope da história da Record, além de tantas outras, como A Escrava Isaura (2004).

Ao falar disso, Tiago lembra que não se sente um autor ultrapassado porque houve uma mudança na linguagem nos últimos tempos, ao contrário, ele se considera pronto para este desafio e até um modelo.

"Poderia ser muito útil à TV, neste momento em que ela precisa se reinventar. Não depende de mim, e sim de algum dono ou alto executivo de emissora perceber isso"

Tiago Santiago

Tiago Santiago na Record

Tiago Santiago diz que quer voltar às novelas e revela sobre bíblicas: \"Gostaria de escrever uma\"

Seus sucessos mais importantes estão na Record, embora tenha sido colaborador de tantas obras importantes na Globo, como em Kubanacan (2003). Questionado sobre o momento que a emissora ligada à Igreja Universal vive, com apenas novelas bíblicas, Tiago não torce o nariz como a maior parte dos novelistas e garante que, se for convocado, escreveria uma trama com este viés.

"Acho lindas as histórias bíblicas, e gostaria de escrever uma. Guardo a Bíblia da minha família, desde criança. É um livro sagrado, para mim e para muita gente",

Tiago Santiago

A revelação, no entanto, foi sem dizer qual seria sua história predileta para levar às telas. Mas ele também faz um adendo de que não tem visto as tramas da emissora. "Não tenho acompanhado as novelas mais recentes da Record. Não trabalho lá desde 2009".

Aliás, ele vai além e diz que o formato não tem sido alvo de sua audiência no atual cenário em que vive nos EUA. "Não tenho visto novelas. Tenho visto séries, uma atrás da outra. As mais recentes foram Casa de Papel e Conto da Aia", diz. Mas ele garante, se engana quem pensa que os talentos estão morrendo. "Novos talentos sempre surgirão. Os streamings, a internet, tudo isso é maior que a TV. A internet está acontecendo para a TV como a TV aconteceu para o radio. Sempre surgirão novos talentos".

Tiago Santiago e novos projetos

Tiago Santiago diz que quer voltar às novelas e revela sobre bíblicas: \"Gostaria de escrever uma\"

Como o NaTelinha já havia revelado com exclusividade, Santiago lançou recentemente um novo projeto, seu livro Caminhos do Mago. Com um tema pitoresco ao se pensar em Brasil, ele explica a escolha. "A magia é um assunto que me atraiu desde criança, e o livro conta minhas experiências e estudos sobre como a magia funciona, na realidade. A magia é a realização da vontade. Este é um universo mágico. A magia é real", garante explicando como veio sua ideia. "De onde surgem as ideias? Quando uma ideia vem com tanta força que precisa ser realizada, é porque ela faz parte do caminho. Decidi escrever Os Caminhos do Mago ao ver meu filho interessado em histórias de magia".

Ao ser perguntado se já tem novo projeto, afinal ele revelou que vai lançar um livro por ano, o autor pincela a personagem escolhida para seu lançamento do futuro. "Meu próximo livro será Dandara, e contará a saga da rainha de Angola Janga, também conhecida como Palmares". E além disso, faz uma revelação final sobre sua própria vida. "Tenho casa nos EUA e também no Brasil. Pretendo começar a vir mais frequentemente ao Brasil, lançar o livro e também meu filme Possessões, em excursão pelas capitais e grandes cidades", finaliza.

 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado