Definiu

Globo e SBT liberam repórteres de usarem máscara no Rio

Decisão segue o decreto da cidade carioca


Repórter da Globo no Rio de Janeiro
Repórteres da Globo não precisam mais usar obrigatoriamente máscara no Rio - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 28/10/2021 às 14:39,
atualizado em 28/10/2021 às 15:09

A Globo e o SBT mudaram seu protocolo de proteção contra a Covid-19 e os repórteres não serão mais obrigados a usarem máscaras na cidade do Rio de Janeiro. A decisão ocorre no mesmo período em que o prefeito Eduardo Paes publicou um decreto também retirando a obrigatoriedade do uso do item.

“Com o avanço da vacinação no Rio, o governo e a prefeitura, como você viu, publicaram novas regras sobre o uso de máscaras, a partir de agora deixa de ser obrigatória na cidade do Rio de Janeiro em locais abertos ou onde não houver aglomeração. Então sempre que nossos repórteres e entrevistados estiverem nesta situação, eles podem ficar sem a máscara”, explicou Mariana Gross nesta quinta-feira (28) no RJ1.

Porém, a alteração aconteceu apenas na capital carioca. Outras cidades do estado do Rio de Janeiro continuam com a obrigatoriedade do uso de máscara contra Covid-19 e a emissora continuará respeitando as determinações das prefeituras de cada município.

“A medida vale apenas, por enquanto, para a cidade do Rio. E as cidades que obrigam a utilização da máscara, como Niterói, por exemplo, nossos repórteres vão continuar usando a proteção em todos os locais”, completou Mariana.

Após fazer toda a explicação, Gross chamou o repórter Rogério Coutinho, que fez uma entrada ao vivo para dar mais detalhes sobre o caso de uma quadrilha que se escondia em um estabelecimento. O jornalista não estava usando a máscara.

Já o SBT Rio fez um gesto símbolo ao mostrar o repórter Fabiano Martinez  retirando a máscara ao vivo. "Gente, tá mais barbudo do que nunca", disse Isabele Benito, apresentadora do telejornal. "Esse é o momento", comemorou a comunicadora.

"É um alívio muito grande, mas com responsabilidade. Um alívio muito grande poder tirar a máscara no local que a gente tá aqui, que é aberto, com toda segurança, não tem ninguém perto. E é isso que diz a resolução da Secretaria Estadual de Saúde", comentou Fabiano.

Confira os vídeos:

Globo segue prefeitura do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro retirou a obrigatoriedade do uso de máscara e se baseou em dois critérios para poder fazer a liberação. A primeira é que a capital está com um cenário epidemiológico favorável, ou seja, há menos casos graves, internações e mortes.

Também usaram estudos técnicos de outros países, como Inglaterra, para poder definir o período exato para retirar o uso do item. A explicação foi feita pelo integrante do Comitê Científico da Prefeitura do Rio, o infectologista Alberto Chebabo, da UFRJ, para o G1.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado