Reportagem especial

Cabrini volta ao Afeganistão e mostra situação do país com o Talibã

Jornalista já esteve três vezes no país e venceu prêmio por cobertura


Roberto Cabrini com soldados Talibãs numa cidade do Afeganistão
Roberto Cabrini exibirá reportagem com sua volta ao Afeganistão - Foto: Divulgação/Record
Por Daniel César

Publicado em 26/09/2021 às 17:25,
atualizado em 26/09/2021 às 17:42

Roberto Cabrini voltou ao Afeganistão pela terceira vez e exibirá como está o país, novamente sob o comando do Talibã, em reportagem especial para o Domingo Espetacular que irá ao ar neste domingo (26). O jornalista é considerado referência quando o assunto é o país, já que venceu o prêmio Valdmir Herzog por conta de sua cobertura em 1996.

Vinte e cinco anos depois de ter ido ao Afeganistão e conseguido mostrar como é a vida dos moradores, controlados pelo grupo extremista Talibã, Cabrini volta justamente num momento em que o país voltou ao controle do grupo, após um golpe que afastou os líderes políticos. A segunda visita de Cabrini aconteceu em 2009, quando a matéria especial teve um enfoque diferente e mostrou o lugar sob o ponto de vista do exército americano.

Naquela ocasião, o profissional conseguiu permissão especial para mostrar os bastidores e chegou a exibir as contradições da intervenção dos EUA, que combateram contra o grupo separatista. Na ocasião e agora novamente, Cabrini foi reconhecido por conta de sua primeira visita e, inclusive, ele apresentou fotos da cobertura feita em 1996 e que voltou a abrir portas.

Cabrini no Domingo Espetacular

Dessa vez, Roberto Cabrini irá exibir a situação do Afeganistão, pouco depois do golpe e como o Talibã vem controlando os moradores do país, na base do medo e das duras punições, com direito até a decepar membros de quem for punido. Durante sua terceira passagem pela região, ele esteve em uma vila nômade para mostrar a realidade dos moradores.

Justamente neste momento, Cabrini e a equipe do Domingo Espetacular foram parados pelos soldados extremistas do Talibã, que questionaram o motivo da visita. A matéria completa será exibida no jornalístico noturno da Record. A atuação do jornalista vem obtendo bom resultado de audiência no programa.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado