Hoje na TV

Globo Repórter mostra os benefícios do arroz e feijão

Conheça diversas receitas


Globo Repórter
Globo Repórter - Foto: Divulgação

No Globo Repórter desta sexta-feira, dia 24/09, mostra os benefícios da mistura de arroz e feijão para a saúde, receitas de preparo e as diversas formas de aproveitar uma dupla que é uma verdadeira paixão nacional.

Em diversas regiões do Brasil, veja como cada uma prepara o prato e conhecer de perto receitas como o arroz carreteiro, tutu de feijão, arroz com pequi e até o acarajé da Bahia, produzidas a partir destes dois ingredientes. A equipe foi até Goiás para mostrar o maior banco de sementes do país, na “Embrapa Arroz e Feijão”. Um verdadeiro tesouro guardado a sete chaves em uma câmara fria e que garante o futuro dos grãos, com mais de 15 mil variedades de feijão e outras 30 mil de arroz, oriundas de várias partes do mundo. Também ouviu de pesquisadores todos os benefícios do consumo e a melhor forma de aproveitar os nutrientes, economizando na cozinha. Os centros de pesquisa revelam ainda como o arroz e feijão se transformam em ingredientes secretos de bolos, doces, macarrão, hambúrgueres e até em biscoitos, como o “Brasileirinho”. Desenvolvido em Campinas, pela equipe da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o biscoito possui uma combinação nutritiva de proteínas, lipídios, minerais, carboidratos, entre outras propriedades.

Ainda na capital goiana, o repórter Fábio Castro conta como uma receita de família se transformou em fonte de renda. Durante a pandemia, a empreendedora Clébia Lima começou a fazer sucesso vendendo a “jantinha goiana”, prato regional formado por arroz, feijão tropeiro, mandioca cozida, espetinho de carne e vinagrete. No Rio de Janeiro, a chef Regina Tchelly, sucesso na internet ensinando como evitar o desperdício, reaproveitando as sobras dos alimentos, mostra as receitas de um hamburguer feito com arroz dormido e de um rocambole de feijão.

O Globo Repórter vai ao ar logo após mais um capítulo da novela Império, começando a partir das 22h35 (horário de Brasília), na tela da Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado