Reportar erro
Decisão

Ex-repórter do Programa do Ratinho ganha processo contra o SBT e desabafa

Nei Inácio trabalho na emissora durante 23 anos

Ney Inácio e Ratinho
Ney Inácio e Ratinho - Foto: Montagem/Reprodução
Redação NT

Publicado em 27/07/2021 às 18:06:30

Ney Inácio, de 65 anos, ganhou uma ação que movia contra o SBT há duas semanas. O jornalista trabalhou por 23 anos no Programa do Ratinho, e foi demitido em em agosto de 2020, após um diagnóstico de câncer. Sobre o ex-patrão, o profissional ainda fez um desabafo.

Segundo informações do colunista Leo Dias, a justificativa para seu afastamento foi por pertencer ao grupo de risco da Covid-19, e por precisar cuidar da saúde. Na ocasião, Nei decidiu abrir o processo contra a emissora.

Segundo o advogado Vitor Kupper, a Justiça do Trabalho reconheceu o vínculo empregatício (no período 08/06/2009 a 19/08/2020, embora ele trabalhasse desde 1998) e a dispensa discriminatória, pelo fato de ter sido dispensado durante um tratamento contra um câncer de próstata. Diante do reconhecimento de fraude na contratação através de pessoa jurídica, o SBT foi condenado a pagar todos os encargos trabalhistas rescisórios de todo o período contratual.

“Além dos direitos trabalhistas, foi conferido ao repórter a aplicação das normas coletivas da categoria dos jornalistas, o que conferiu ainda o direito a outros benefícios normativos, tais como reajustes da categoria, adicional por tempo de serviço, vale refeição, participação de lucros e resultado, bem como multas normativas pela ofensa a convenção coletiva da categoria”, explicou o magistrado.

Ex-repórter do Ratinho desabafa após vitória contra o SBT

De acordo com Ney, ele trabalhou durante um período já estando com a doença. Sobre Ratinho, ele confessa que ficou um pouco decepcionado, pela forma que ele agiu, em vista que o considerava como um amigo há mais de 30 anos.

“Ele não me deu a mão, veio falar comigo um ano depois. E nunca ofereceu trabalho em sua rede de televisão e rádio”, declarou, relembrando que esteve presente no piloto do programa na emissora de Silvio Santos. “O piloto quem fez fui eu porque o Ratinho no dia estava de licença, então fiz no lugar dele. Lógico que não foi para o ar, foi só para testar câmeras, posicionamentos, aquela coisa toda. Estava lá desde o primeiro programa dele”.

O jornalista afirma que só foi procurado pelo ex-patrão um ano depois. “Mesmo assim, nunca ofereceu um trabalho. Só promessa, fiquei chateado. Ele pagou seis injeções para mim, caras. Cada uma custava quatro mil reais. Ele deu do bolso dele, nunca vou me esquecer, jamais. Agradeço muito a ele por isso, mas quando fiquei desempregado, precisando realmente trabalhar, ele não abriu as portas da Rede Massa dele, no Paraná, em Santa Catarina, onde moro hoje, em uma ilha. Em rádio, nada. Ele podia ter feito isso. Ele é dono. Não tem vaga? Ele é o dono, ele faz a vaga. São mais ou menos 20 emissoras de rádio ou mais. E umas 15 de televisão. Nesse ponto, ele não me ajudou não, tenho que ser claro. Ele só me procurou para tentar fazer acordo para não desembolsar tanta grana. Quem paga a indenização… É metade o SBT, e a outra, é o Ratinho. Eles dividem lucros e despesas. Todo mundo que está saindo lá está entrando com ação. Só esse mês, quatro estão entrando com ação só do Programa do Ratinho”, contou.

Recentemente, Ratinho fez duras críticas a Rachel Sheherazade, por conta de um processo que ela moveu contra a emissora. O posicionamento do apresentador dividiu opiniões.

Mais Notícias