Bomba

Globo antecipa saída e Faustão deixa a emissora; Tiago Leifert assume os domingos

NaTelinha havia antecipado a possibilidade em maio


Faustão e Tiago Leifert
Faustão deixa a Globo e Tiago Leifert é convocado para os domingos - Reprodução
Por Fabrício Falcheti

Publicado em 17/06/2021 às 13:29,
atualizado em 17/06/2021 às 14:02

A Globo comunicou nesta quinta-feira (17) a antecipação da saída de Fausto Silva, que deixa a emissora após 32 anos. Em nota à imprensa, a emissora disse que a decisão foi por "razões estratégicas e internas" e junto com o apresentador, formalizou o distrato. O fato confirma informação antecipada pelo NaTelinha em maio, de que a rede estudava acelerar a despedida de Faustão, para evitar um "esquenta" do novo programa do comunicador na Band, que tem estreia prevista para janeiro de 2022.

Já no próximo domingo (20), Tiago Leifert assume as tardes de domingo da Globo até a estreia do novo projeto de Luciano Huck, que renovou contrato e desistiu de se candidatar à presidência da República. Elogiado após substituir Faustão no último final de semana, por conta de uma internação do titular, Leifert seguirá com a Super Dança dos Famosos, que vai para a última rodada do mata-mata. O quadro revelará quem se juntará ao grupo de semifinalistas, que já conta com Maria Joana, Marcello Melo Jr, Paolla Oliveira, Lucy Ramos e Dandara Mariana.

Segundo apurou o NaTelinha, a decisão de antecipar o fim do contrato de Faustão com a Globo foi tomada em uma reunião na última quarta (16). A reportagem já havia noticiado com exclusividade que a emissora estava incomodada que o apresentador já havia se acertado com a Band, em abril. Havia o sentimento de que, seguindo até dezembro, estaria fazendo um "esquenta" para o seu novo programa. Cris Gomes, diretor do Domingão, já deixou a Globo no fim de maio para iniciar os preparativos da nova atração do comunicador.

Ele terá seis meses para arquitetar um novo dominical e tem carta branca para formar parcerias com produtoras e aumentar o conteúdo da produção. A ideia era deixar tudo pronto quando o novo contratado da emissora paulista estivesse livre das amarras da líder de audiência.

Saída de Faustão da Globo virou disputa interna

A saída ou não de Faustão virou uma disputa entre os departamentos de entretenimento e comercial da Globo, apurou o NaTelinha. Batendo o martelo, isso geraria um prejuízo milionário ao apresentador, e algum substancial ao próprio canal, por causa dos merchandisings.

A pedido da direção-geral, o Comercial da Globo fez um levantamento do impacto que acarretaria abrir mão do principal produto do entretenimento da casa nos quatro principais meses de faturamento do mercado publicitário: setembro, outubro, novembro e dezembro. Além disso, em 2021, existe uma expectativa de vendas superiores ao do ano passado tendo um cenário da maior parte da população vacinada contra a Covid-19.

Num momento que o mercado enfrenta uma escassez de anunciantes ativos, tirar o Domingão do Faustão seria uma estratégia acertada do ponto de vista artístico, mas não foi referendada pelo comercial. No cabo de guerra entre os dois setores, a decisão final coube a Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo.

Entre as ideias cogitadas, uma delas seria substituir Fausto Silva por filmes. Porém, tentando evitar esse rombo financeiro, acabou-se chegando ao nome de Tiago Leifert, bastante elogiado no comando do programa no último domingo (13). Luciano Huck, de contrato renovado, assumirá o espaço no ano que vem.

Confira o comunicado enviado pela Globo sobre a saída de Faustão na íntegra:

"O apresentador Tiago Leifert estará à frente das tardes de domingo da TV Globo, até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck. Por razões estratégicas e internas, a Globo tomou a decisão de antecipar a saída de Fausto Silva do programa, e juntos decidiram formalizar o distrato.

Neste domingo, dia 20, vai ao ar a última rodada do mata-mata do ‘Super Dança dos Famosos’. O quadro revelará quem se juntará ao grupo de semifinalistas, que já conta com Maria Joana, Marcello Melo Jr, Paolla Oliveira, Lucy Ramos e Dandara Mariana.

Dançando os ritmos forró e rock, três casais se apresentam para garantir vaga na semifinal: a atriz Christiane Torloni, vencedora da edição de 2008 do quadro, com o professor Álvaro Reys; o ator Odilon Wagner, que ficou em terceiro lugar em 2011, com a bailarina Yasmin Marinho; e o ator Tiago Abravanel, terceiro colocado de 2013. Devido a uma lesão de Nathalia Zannin, Tiago dança com Brennda Martins, que já esteve como professora no ‘Dança dos famosos’ em 2018 e 2020.

Já na próxima semana começa a fase de repescagem, em que os outros nomes da competição ainda não classificados para a semifinal tentam voltar ao jogo. São eles: Mariana Santos, Claudia Ohana, Rodrigo Simas, Juliana Didone, Arthur Aguiar, Viviane Araújo, Carmo Dalla Vecchia, Nelson Freitas, Sophia Abrahão e Robson Caetano."

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado