Novidade

Globo define estreia da comentarista Renata Mendonça em jogo na TV aberta

Jornalista será a segunda mulher a comentar futebol na Globo


Renata Mendonça na bancada do Redação SporTV
Renata Mendonça comentará jogo do Brasil na Globo
Por Fabrício Falcheti

Publicado em 10/06/2021 às 12:18,
atualizado em 10/06/2021 às 12:28

Contratada no ano passado, a comentarista Renata Mendonça estreia na próxima segunda-feira (14) em uma transmissão da Globo, na TV aberta. Ela estará ao lado de Galvão Bueno e Junior no último amistoso da seleção brasileira feminina, antes da convocação final para a Olimpíada de Tóquio. O Brasil enfrenta o Canadá, às 16h, na cidade de Cartagena, na Espanha.

Em declaração oficial, Renata disse estar realizando um sonho com essa escala. "Cresci vendo as transmissões de futebol da TV Globo, as narrações do Galvão, e me apaixonei pelo jogo. Mais do que realizando sonhos profissionais, estamos representando na cabine de transmissão, milhões de mulheres apaixonadas por futebol que agora começam a se enxergar trabalhando com isso também", disse ela.

E completou: "Lá atrás, quis ser jornalista esportiva para estar perto do esporte que eu tanto amo. Hoje, meu objetivo na profissão vai muito além: estou aqui para que as futuras meninas saibam que elas podem fazer parte desse esporte também".

Renata Mendonça na Globo

Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Renata Mendonça é a segunda mulher a ocupar o posto de comentarista esportiva na Globo, depois de Ana Thaís Matos, desde 2019 na emissora.

A jornalista é cofundadora da página Dibradoras, que luta pela maior visibilidade das mulheres na cobertura esportiva, e acumula passagens por ESPN e BBC, além de participar como convidada do programa Redação SporTV.

Contratada em julho do ano passado, ela vinha comentando em partidas transmitidas pelo SporTV e Premiere. Na época, comentou a novidade: "Neste ano, surgiu para mim a oportunidade de ocupar outro espaço nesta luta: o de comentarista de futebol do Grupo Globo. É um desafio enorme, uma coisa que eu nunca pude sonhar em fazer. Era como se para nós, mulheres, não fosse permitido sonhar isso, afinal não tinha nenhuma de nós fazendo. Mas aí veio a Ana Thaís Matos para quebrar essa barreira por lá, e agora me veio o convite de fazer parte dessa equipe também. Decidi aceitar porque eu entendo que esse é um espaço importante demais para nós, mulheres, ocuparmos. Para cada uma que chega lá, a conquista é de todas nós".

A Globo vem investindo na contratação de mulheres para comentar futebol. Além de Ana Thaís e Renata, recentemente a rede carioca anunciou os reforços da narradora Natália Lara e da comentarista de arbitragem Fernanda Colombo para seu time. A última chega para o lugar de Nadine Bastos, que foi para o SBT.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado