Exclusivo

Em disputa com a CNN, GloboNews define mudança nas manhãs; veja como vai ficar

Canal lançará novo jornal e dividirá faixa em briga com a concorrente


Aline Midlej
Divulgação/Globo News - Aline Midlej é destaque
Por Gabriel Vaquer

Publicado em 11/02/2021 às 04:00,
atualizado em 11/02/2021 às 16:56

A GloboNews prepara mudanças importantes para sua faixa da manhã nos próximos meses. A emissora criará um novo jornal para o horário que terá duração de duas horas. Na prática, o Edição das 10h, que hoje dura quatro horas - entre 9h e 13h -, será dividido em dois. O motivo é tentar encontrar um formato mais dinâmico para a disputa com a CNN Brasil pela audiência.

O NaTelinha apurou que o comando deste novo jornal deve ser de Cecília Flesch, que tem se destacado ultimamente. A direção da emissora avaliou que o Edição das 10h era muito longo e isso atrapalhava no seu desempenho e em sua qualidade editorial. Havia críticas sobre o ritmo do noticiário comandado por Aline Midlej por profissionais e parte da audiência nas redes sociais.

Ainda não existe previsão exata de quando este novo projeto irá ao ar. No desenho estudado, o GloboNews Em Ponto abre a programação ao vivo e segue das 6h às 9h. O novo projeto criado para Cecília Flesch ficaria no ar das 9h às 11h. Depois, das 11h às 13h, Aline Midlej assume o horário e entrega para o Estúdio I, comandado por Maria Beltrão.

GloboNews x CNN Brasil

Quem tem feito algum barulho para a GloboNews projetar mudanças é o quadro Liberdade de Opinião, dentro do CNN Novo Dia. No mês passado, por exemplo, nos dias 6 e 7 de janeiro, o quadro com Alexandre Garcia, Sidney Rezende e Rafael Colombo foi líder de audiência. No dia 6, marcou 0,9 ponto contra 0,6 da GloboNews. No dia 7, muito impulsionado pelo quadro a partir das 9h, o CNN Novo Dia empatou com a GloboNews em todo o horário das 6h às 11h, com 0,6 ponto. Os índices são do PNT.

O sucesso do quadro é tanto, que a CNN Brasil colocou no ar uma nova versão no horário da tarde, dentro do Visão CNN, de Carla Vilhena. Rita Lisauskas e Caio Coppolla participam. Rita tem uma visão mais à esquerda do mundo, enquanto Caio é extremamente conservador.

Vale ressaltar, porém, que na média geral da manhã a GloboNews segue à frente. Números obtidos pelo NaTelinha mostraram que a GloboNews ficou na vice-liderança geral da TV por assinatura no PNT na faixa das 09h às 11h, com 174% a mais de audiência que a CNN Brasil nos primeiros 15 dias de 2021.

O programa Em Ponto, apresentado por Júlia Dualib, lidera o ranking da TV por assinatura em seu horário de exibição no PNT, 342% acima da concorrência. Já o Edição das 10h fechou o período com uma diferença de 126% da CNN.

Dessa forma, os ajustes são considerados naturais para o bom andamento da grade de programação. A apresentadora Aline Midlej também é muito bem avaliada pela direção, vista como um nome que vai ganhar espaço na Globo em TV aberta, mais cedo ou mais tarde.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado