Memórias da Telinha

Há 35 anos, Xuxa deixava TV Manchete para "ampliar horizontes" na Globo

Xuxa foi contratada em 1986 pela Globo


Xuxa no Clube da Criança
Xuxa no Clube da Criança, na TV Manchete - Reprodução

Em fevereiro de 1986, Xuxa Meneghel deixava a TV Manchete (1983-1999) onde comandava o Clube da Criança (1983-1986) para ter um novo desafio na Globo. A loira queria "ampliar os horizontes", como explicava, e nem chegou a estudar a contraproposta da família Bloch.

O objetivo da Globo era recuperar a audiência nas manhãs, onde o SBT, ainda TVS, atingia a liderança frequentemente com o Bozo. O palhaço e Silvio Santos, aos domingos, eram os únicos que conseguiam, eventualmente, beliscar a liderança da programação global.

Foi nessa época, aliás, que Xuxa encontrou um diretor que lhe fez uma proposta de teste do sofá. "Quando fui contratada pela Globo, tinha um sofá com três diretores. Mário Lúcio me falou que eu poderia escolher algum dos diretores pra dirigir meu programa", contou à Rodrigo Faro em junho de 2019. "Quando eu olhei no meio era esse diretor que queria fazer teste do sofá comigo", entregou Xuxa, que havia sido cantada por ele antes de entrar na TV Manchete.

A primeira gravação do Xou da Xuxa

Há 35 anos, Xuxa deixava TV Manchete para \"ampliar horizontes\" na Globo

Em abril de 86, Xuxa gravou pela primeira vez o seu Xou da Xuxa. Depois de levar a fita a Boni, ex-todo poderoso da Globo, chegaram à conclusão que o resultado poderia ter sido melhor. A sugestão da apresentadora era de trocar o diretor Ed Newton por Paulo Netto, antigo companheiro de trabalho de Xuxa.

De acordo com uma publicação do Jornal do Brasil na época, a comunicadora não teria gostado do cenário preparado porque não permitia a presença de crianças no palco, esfriando o clima. Outro fator que teria desagradado Xuxa foi a maneira de ser dirigida. Na TV Manchete, ela se comportava como queria diante das câmeras, sem ensaios ou marcações. Isso não teria acontecido na gravação dos pilotos na Globo.

O Xou da Xuxa estrearia somente mais de dois meses depois, em 30 de junho, chegando ao final em 31 de dezembro de 1992, ficando por seis anos e meio no ar.

O império Xuxa na Globo

Há 35 anos, Xuxa deixava TV Manchete para \"ampliar horizontes\" na Globo

A fama de Xuxa não ficou restrita a sua participação na TV. Ela explorou o milionário mercado infantil com milhões de discos vendidos, brinquedos, produtos alimentícios e de beleza licenciados com seu nome. A loira também realizou inúmeros shows, campanha publicitárias, revistas, gibis, álbuns de figurinhas, filmes, parque temático e carreira em outros países.

A própria Xuxa, numa entrevista ao Jornal da Tarde em 1992, reconheceu: "Não sou apenas uma apresentadora, sou um pouco uma indústria".

Xuxa ainda ficaria por quase 30 anos na Globo, até o final de 2014, já na geladeira da emissora e sem projetos na casa. Em 2015, assinou com a Record, onde ficaria até o final de 2020. Agora, está no mercado.

No Encontro com Fátima Bernardes no final de janeiro, declarou que não pretende voltar à TV: "Tem que dar chance pras pessoas jovens, novas. Não sei se as pessoas querem ouvir o que eu tenho pra dizer. Não vou dizer não quero, nunca mais. Difícil viver agora, já que fiz parte dos anos 80, 90, a televisão vivia outro momento. E voltar agora do jeito que é. A internet tá muito forte. O jovem tá muito forte. O que eles querem ouvir, não sei se é o que eles querem falar".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado