Exclusivo

Dúvidas e medo por demissões dominam a Globo após nova suspensão de novelas

Por Covid-19, Larissa Manoela só estreia no segundo semestre de 2021 na emissora


Larissa Manoela teve estreia adiada na Globo devido a Covid-19
Divulgação/Globo

A Globo atravessa uma das suas piores crises. Porém, isso não tem relação com o governo Bolsonaro e, sim, com a pandemia do novo coronavírus que acabou atrapalhando todo o planejamento da emissora para ano de 2020, com consequências em 2021. Até julho, foram praticamente quatro meses de paralisação completa do setor que mais rende lucros e também dividendos da empresa: a teledramaturgia.

Com as gravações suspensas das novelas Amor de Mãe, Salve-se Quem Puder e No Tempo do Imperador, sem contar com as pré-produções de Em Seu Lugar e a nova temporada de Malhação, cerca de mil funcionários ficaram em casa. Trabalhadores de todos os setores da Fábrica de Sonhos receberam os salários em dia e com desconto e redução da carga horária, mas com os benefícios. Com a decisão de não mais produzir as novelas neste ano e repetir tramas de sucesso, agora ninguém sabe mais o que vai acontecer nos próximos meses.

O setor de linha de shows também sofreu um baque e milhares de pessoas continuam em casa aguardando coordenadas da empresa. Muitos, que são contratados por produções, estão desanimados com a possibilidade de um retorno imediato. 

Por exemplo, a equipe do programa Tamanho Família é contratada por seis meses. O contrato se encerra em julho, mas boa parte do quadro volta à emissora em setembro para trabalhar por três meses no PopStar, The Voice, na Escolinha do Professor Raimundo ou outra produção sazonal. 

Dúvidas e medo por demissões dominam a Globo após nova suspensão de novelas

Larissa Manoela só estreia em 2021 na Globo

"Ninguém fala nada, ninguém tem uma posição oficial. Todo mundo está tenso porque existem muitos funcionários de carteira assinada que estão à disposição e aí podem ser escalados. Até agora ninguém foi demitido de fato. Os contratos não foram renovados e os poucos que estão sendo chamados assinam por um mês", disse uma fonte ao NaTelinha.

A reportagem conversou com um produtor da equipe de um dos programas fixos da grade e ele confirmou que os contratados por obras estão renovando a cada mês o vínculo. "O meu contrato terminou em junho, renovei até julho e agora fui chamado para estender até 31 de agosto. A coordenadora não tem ideia do que vai acontecer e diz que a direção é quem vai decidir", revelou, pedindo anonimato.

A recém-contratada Larissa Manoela, 19, é um exemplo de como todo o planejamento da Globo foi comprometido com a pandemia da Covid-19. Ela será protagonista da nova novela das seis da emissora, Além da Ilusão, escrita por Alessandra Poggi e que tinha previsão para as primeiras filmagens ocorrerem em julho. A trama é substituta de Nos Tempos do Imperador, próximo folhetim inédito da faixa.

Porém, tudo foi suspenso e a ex-SBT só deve estrear no segundo semestre de 2021 na Globo. Junto com Além da Ilusão, todas as produções das novelas que estavam previstas para entrarem no ar no ano que vem  também foram prejudicadas.

Procurada, a Comunicação da Globo afirmou que “não houve redução de salário. Isso não procede”. E foi além, falando sobre as produções da emissora durante a pandemia. Confira na íntegra:

“A pandemia afetou todo o mundo e todos os setores da economia. O audiovisual, de uma forma geral, se adaptou à nova realidade e, no caso da Globo, produziu conteúdos remotamente e adaptou alguns programas que já estavam em sua programação como Encontro, Caldeirão, Altas Horas, Conversa com Bial, Faustão. O É de Casa continuou sendo exibido, ao vivo, e ainda ficou mais longo, com 5 horas, nas manhãs de sábado. Assim como o BBB20, que não interrompeu sua dinâmica e foi um sucesso de audiência. Isso sem mencionar a grande ampliação do espaço do Jornalismo na programação, inclusive com a criação de novos programas. As gravações das novelas tiveram seus cronogramas reajustados, pois a nossa prioridade foi e sempre será a segurança de nossos colaboradores. Mas exibimos novelas em edições especiais, que estão sendo muito bem recebidas pelo público”. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado