Covid-19

Coronavírus: Bolsonaristas transformam erro da Globo em fake news

Telejornal exibiu informação incorreta, mas apresentador corrigiu imediatamente


Página bolsonarista transforma erro do Bom Dia PE, telejornal da Globo, em fake news
Página bolsonarista transforma erro do Bom Dia PE, telejornal da Globo, em fake news (Foto: Montagem/Reprodução/TV Globo/Facebook)

Um erro da Globo (veja vídeo no final) foi usado por bolsonaristas para produzir fake news contra a emissora. O Bom Dia PE, telejornal exibido em Pernambuco, exibiu um gráfico sobre coronavírus com casos e mortes em Petrolina, com uma falha. O apresentador corrigiu na hora, porém páginas de apoio ao presidente Jair Bolsonaro compartilharam a imagem acompanhada de uma informação falsa.

Na edição de 14 de julho, o noticioso informou erroneamente que, em Petrolina, houve oito mortes por Covid-19 até 1de julho, mesma quantidade do mês anterior. Um erro de digitação imediatamente corrigido pelo âncora Pedro Lins.

"Esse número está desatualizado. Na realidade, não foram oito mortes. Foram 26 mortes", alertou o apresentador.

Apesar da retificação, grupos bolsonaristas repercutiram a imagem do gráfico errado. Um defensor do chefe do Executivo afirmou que a Globo errou "para aterrorizar a população em Petrolina". "Pasmem, aumentou de 8 para 8 mortes", diz a postagem.

No Facebook, a publicação tendenciosa recebeu 1,6 mil compartilhamentos. No Instagram, a página ainda marcou artistas como Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Luan Santana, Maiara & Maraisa e Jorge & Mateus para impulsionar a montagem.

Sites de checagem de notícias, em parceria com Facebook e Instagram, detectaram "informação falsa" e esconderam a publicação nas redes sociais.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado