Exclusivo

Volta do SBT ao futebol teria dedo do governo e aval da Globo

Emissora de Silvio Santos transmitirá a grande final do Carioca entre Flamengo e Fluminense


Bolsonaro e Silvio Santos
Transmissão de futebol no SBT teria ligação com o Planalto

O SBT anunciou no início da noite deste sábado (11) a transmissão da grande final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, marcada para a próxima quarta-feira (15). O negócio teria o aval da Globo e surgiu pela ligação de Fábio Faria, Ministro das Comunicações e genro de Silvio Santos, com o Palácio do Planalto e Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.

Segundo apurou o NaTelinha, a rede carioca teria até aprovado essa transmissão pelo SBT, pois endossaria o argumento utilizado para a quebra do contrato com a FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) pelo Campeonato Carioca. A Globo anunciou a rescisão unilateral no dia 02 de julho, um dia após o Flamengo transmitir no YouTube sua partida contra o Boa Vista. Na ocasião, a emissora alegou violação do acordo, já que a federação e os clubes não conseguiram garantir a exclusividade dos direitos.

"Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca", disse em nota.

Tudo isso aconteceu após a assinatura da MP 984 pelo presidente Jair Bolsonaro, dando autorização à equipe mandante de vender os direitos de transmissão dos seus jogos. Sem contrato com a Globo pelo Carioca, o Flamengo resolveu transmitir seu jogo contra o Boa Vista pela FlaTV. A rede carioca tentou barrar a exibição na Justiça, mas não houve um posicionamento do Desembargador a tempo e o confronto foi ao ar. No dia seguinte, o canal anunciou a rescisão.

Volta do SBT ao futebol teria dedo do governo e aval da Globo

A volta do SBT ao futebol 17 anos depois se dá através de um acordo direto com o Flamengo, dividindo os custos e lucros da transmissão da grande final do Carioca. O primeiro jogo, neste domingo (12), não passará na TV e irá ao ar somente pelo canal do Fluminense no YouTube, já que ele é o mandante - inclusive, a decisão da Taça Rio, nesta semana, rendeu rende histórico do YouTube mundial, com pico de 3,59 milhões de telespectadores simultaneamente.

Já na quarta, a captação das imagens deverá ficar a cargo da PlayRec Produções, que já vem prestando serviço ao Flamengo e também trabalha para os canais Premiere. Com o acordo fechado, o SBT precisa correr contra o tempo para anunciar pelo menos narrador e comentarista para a transmissão.

Ainda de acordo com relatos ouvidos pela reportagem, esse retorno da emissora de Silvio Santos ao futebol seria fato isolado, justamente por ter sido costurado junto ao Planalto.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado