Líderes de Ibope

Cinco artistas que disputam a liderança e ameaçam a Globo

Descubra quais são os apresentadores do SBT e Record que conseguem tirar a liderança da Globo


Carlos Alberto de Nóbrega, Danilo Gentili, Fabíola Reipert, Dudu Camargo e Luiz Bacci
Artistas que brilham e incomodam a Globo - Foto: Montagem

A Globo é líder de audiência na média-dia desde o final da década de 1970 e jamais viu sua soberania ser ameaçada ao longo dos últimos quarenta anos. Porém, sempre foi comum programas, novelas e eventos desafiarem seu monopólio e ocupar a primeira colocação em algumas faixas, como aconteceu com "Pantanal" (1990), da Manchete, "Prova de Amor" (2005), da Record, o "Domingo Legal", nos anos de 1990, "Casa dos Artistas", do SBT, entre outros.

Recentemente, outros nomes têm feito a direção do canal da família Marinho coçar a cabeça de preocupação para barrar o incômodo e até mesmo a primeira posição de determinados artistas. O NaTelinha resolveu listar quais são os nomes que desafiam a Globo e costumam buscar a liderança. 

Se o canal estivesse com a mesma administração de 1999, quando fez a limpa e contratou os  apresentadores de grande destaques na concorrência, como: Luciano Hulk, da Band, Ana Maria Braga, da Record e Serginho Groisman e Jô Soares, do SBT, a Globo contrataria esses artistas:

Dudu Camargo e Marcão do Povo

Cinco artistas que disputam a liderança e ameaçam a Globo

Os dois apresentam, de segunda a sexta, o “Primeiro Impacto”, programa policial das manhãs do SBT, sendo que o Dudu fica responsável pela primeira parte e Marcão pela segunda. No início, a atração passava das 6h às 10h30, contudo, pelo bom desempenho no Ibope e de merchandising, Silvio Santos extinguiu o “SBT Notícias e o telejornal matutino ganhou mais duas horas, começando às 4h.

A audiência gira em torno de 5 a 6 média, tendo picos entre 8 e 9 pontos. A produção disputa contra “Encontro com Fátima Bernardes”, “Mais Você”, “Bom Dia Brasil” e “Bom Dia SP” e o “Hora 1”.

O jornal comandado por Monalisa Perrone tem dificuldade diária para bater de frente com o “Primeiro Impacto”. Os dois programas disputam ponto a ponto e é comum a atração policial liderar das 04h às 06h.

No dia 23 de junho, Dudu Camargo comemorou a audiência nas suas redes sociais. “Desde já, quero vir aqui em gratidão a todos vocês que me colocaram essa semana por vários momentos em primeiro lugar no Ibope. E em especial, nesta sexta-feira pela liderança na média geral (BATEMOS A GLOBO) contra o ‘Hora 1’, e já deixando o pessoal da Globo, do Bom Dia SP, apreensivo com o nosso resultado na primeira semana”.

Reinaldo Gottino e Fabíola Reipert

Cinco artistas que disputam a liderança e ameaçam a Globo

O jornalista é responsável por comandar o “Balanço Geral” e recebe Fabíola para apresentar o quadro “Hora da Venenosa”. Os dois recebem o auxílio de Renato Lombardi e formam um time de peso para Record vencer e incomodar a Globo na hora do almoço.

O telejornal começa meio-dia e termina por volta das 15h00, de segunda a sábado, disputando contra o “SPTV”, “Globo Esporte”, “Jornal Hoje” e “Sessão da Tarde”. Na briga direta com César Tralli, Gottino  ocupa a segunda posição coladinho com a Globo.

Mas o cenário muda quando enfrenta o "Globo Esporte", o telejornal nacional e a faixa de filmes. Além de chegar aos dois dígitos, quando começa o “Hora da Venenosa”, o programa ocupa a primeira colocação. A audiência média do “Balanço Geral” é de 8 pontos, mas o quadro de fofocas gira em torno de 9 a 11 pontos.

O maior exemplo de sucesso de Fabíola Reipert e Gottino foi a decisão da Globo em cancelar o “Vídeo Show” e antecipar a “Sessão da Tarde”. Mesmo com a atitude da concorrente, “Hora da Venenosa” continua disputando décimo por décimo para ocupar a primeira posição.

Luiz Bacci

Cinco artistas que disputam a liderança e ameaçam a Globo

O “Menino de Ouro” teve a enorme responsabilidade de suceder Marcelo Rezende no “Cidade Alerta”. Se o seu “mestre” incomodava a Globo, Luiz vinha com o peso de seguir o mesmo caminho. Tendo que enfrentar o “Por Amor”, “Malhação – Toda Forma de Amar”, “Órfãos da Terra”, “SPTV” e “Verão 90, o jornalista consegue chegar aos dois dígitos, porém, passa longe da liderança.

Mas, no começo do ano, com várias tragédias que atingiram o Brasil, como os episódios de Brumadinho e o incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, Bacci chegou ao primeiro lugar com picos de 17 pontos, ultrapassando “Malhação – Vidas Brasileiras” e “Espelho da Vida”.

Os bons números conquistados pelo apresentador na Record fizeram com que a Globo se preocupasse com a novela de Elizabeth Jhin. O verão foi bastante ensolarado na Barra Funda. Atualmente, audiência do programa fica em torno de 8 a 11 pontos. O jornal é das 16h45 às 19h50, de segunda a sábado.

Danilo Gentili

Cinco artistas que disputam a liderança e ameaçam a Globo

Sucesso na Band, o humorista se transferiu para o SBT e seu desempenho na audiência cresceu. Passou a incomodar o “Programa do Jô” e ocupou a primeira colocação em muitas noites. O comediante ainda viu sua atração ter alta repercussão na internet, sendo um dos canais do Brasil com o maior número de assinantes, ultrapassando a marca de sete milhões de inscritos.

Jô Soares se aposentou e a Globo estreou o “Conversa com Bial”. Não foi o suficiente para que o público abandonasse Danilo. O programa continuou incomodando a concorrente e liderou em diversas disputas. Em abril deste ano, segundo dados do jornalista Maurício Stycer, o “The Noite” foi a atração fora da Globo que mais ficou em 1° lugar.

O talk-show  costumar a começar por volta da 00h30, tendo uma hora de duração. Danilo enfrenta “Jornal da Globo” e o “Conversa com Bial”, passando na programação do SBT de segunda a sexta, além de ter uma reprise dos melhores momentos da semana aos sábados. A audiência gira em torno de 5 a 7 pontos.

Carlos Alberto de Nóbrega

Cinco artistas que disputam a liderança e ameaçam a Globo

“A Praça é Nossa” tem quase quatro décadas com o comando do apresentador Carlos Alberto de Nóbrega. Ele já incomodou a Globo nos anos de 1990, mas perdeu fôlego no início do século, principalmente pela saída e morte de diversos comediantes famosos, como Jorge Lafond, a eterna Vera Verão, Roni Rios, a Velha Surda, entre outros.

Porém, nos últimos quatro anos, com a renovação do humorístico a "Praça" voltou a ganhar força e se tornou uma das principais audiências do SBT nas quintas-feiras, sempre iniciando por volta das 23h15, tendo uma audiência que gira entre 9 e 11 pontos.

O programa enfrenta o “Lady Night” e o “Jornal da Globo” e ocupa a primeira colocação em diversos momentos. Com o talk-show de Tatá Werneck, Carlos Alberto de Nóbrega conseguiu derrubar sua diferença contra a concorrente de 6 para 1,2 pontos, conforme noticiou o NaTelinha.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado