Bastidores

Efeito Dudu Camargo: Contratação de Miss Brasil revolta jornalismo do SBT

Funcionários consideram que Silvio Santos voltou a furar a fila


Contratação-de-Miss-Brasil-irritou-jornalistas_4865a20790d8f80cd49a25501399bc546830ce94.jpeg
Júlia Horta fará o "SBT Brasil" e gerou clima de descontentamento na emissora

A contratação da Miss Brasil Júlia Horta, realizada pelo SBT por ordem de Silvio Santos para apresentar o "SBT Brasil" aos sábados, caiu como uma bomba nos corredores do jornalismo da emissora e causou irritação nos funcionários, quase no mesmo patamar da época de Dudu Camargo.

O NaTelinha conversou com alguns funcionários que aceitaram falar da situação na redação do SBT sob a condição de sigilo. Para eles, a decisão do dono da emissora serviu apenas para causar ainda mais irritação e apreensão nos profissionais que voltaram a se sentir desprestigiados.

"Não tem nenhum cabimento. Há diversos profissionais que estão no SBT há muitos anos e que poderiam ter essa oportunidade. Gente muito boa e que daria conta do recado", afirmou um deles opinando que Silvio Santos tomou a decisão mais para causar barulho e repercussão.

"Tem gente tão revoltada que querem até pedir demissão. Não é que a gente não goste da moça, ninguém tem nada contra ela, mas a direção pulou a hierarquia e não é a primeira vez", comentou outra fonte relembrando o caso de Dudu Camargo, que foi colocado como âncora do "Primeiro Impacto" sem ter nenhuma experiência no jornalismo, em 2016.

Com a contratação de Júlia Horta, o canal  vive uma espécie de antítese. Enquanto coloca na bancada de um jornal de projeção nacional uma Miss Brasil sem nenhuma experiência na área, embora com formação acadêmica de jornalismo, garantiu a renovação de Roberto Cabrini por mais dois anos. Considerado um dos grandes medalhões da casa, o apresentador do "Conexão Repórter" garantiu ter ficado muito feliz com as condições da renovação.

Este é outro ponto que preocupa a redação do SBT. É que, logo após a demissão de Karyn Bravo e Analice Nicolau, ao anunciar o encerramento do "SBT Notícias", muita gente ficou apreensiva temendo uma reformulação que pudesse gerar uma onda de demissões.

Júlia tinha contrato de exclusividade com uma empresa e Silvio Santos determinou que a multa rescisória fosse paga na íntegra. "Não faz sentido a emissora demitir pessoal afirmando estar se adequando à crise econômica e contratar uma Miss com valor milionário", comentou revoltada uma funcionária.

O NaTelinha apurou, no entanto, que os executivos do canal não têm culpa da aparente falta de coerência das situações. As demissões de Karyn Bravo e de Analice Nicolau foi aprovada por Silvio Santos, mas não foi ideia dele.

Isso aconteceu após a área financeira da emissora determinar que era necessário apertar os cintos no jornalismo. Para evitar cortes em programas de maior audiência, a direção optou por acabar com o programa da madrugada e que era considerado caro, principalmente porque a dupla de apresentadoras tinha um salário considerado alto para os padrões do departamento do SBT, além de não ter faturamento.

A contratação de Júlia Horta não passou pelo crivo da cúpula de jornalismo e muito menos pelo financeiro. Foi uma decisão monocrática de Silvio Santos que apenas comunicou a ordem a seus diretores. "Ele mandou e quando acontece isso ninguém ousa questionar", confirmou uma pessoa ligada ao setor que cuida dos valores da empresa.

Neste ponto, a contratação tem paralelo não apenas com a condução de Dudu Camargo ao comando do "Primeiro Impacto", mas também pela da própria Analice. É que ela estrelou o "Jornal do SBT - 1ª edição", criado pelo patrão que convocou a então ex-participante da “Casa dos Artistas” para trabalhar ao lado de Cynthia Benini. O programa acabou conhecido como "Jornal das Pernas" porque as duas apareciam lendo notícias com as pernas à mostra.

Júlia Horta não é a primeira, mas é a musa da vez que encantou os olhos de Silvio Santos e ganhou espaço no jornalismo do SBT.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado