E pode?

Prefeito quer castrar mulheres para evitar mais crianças em cidade no Rio

Caso aconteceu no Rio de Janeiro e prefeito causou revolta por querer castração feminina


Prefeito em foto
Prefeito quer castrar mulheres - Foto: Reprodução/Internet

O prefeito de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, Mário Esteves (PROS), causou polêmica ao sugerir que as mulheres da cidade sejam castradas para controlar o número de crianças. A declaração foi feita na quinta-feira (14), durante a inauguração de uma estrada no município.

"O que não falta em Barra do Piraí é criança. Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população, é muito filho, cara. É no máximo dois", disse o prefeito.

Reviravolta em Terra e Paixão: Nice será morta e Irene pode parar na cadeia

Luísa Sonza faz publicação intrigante após rumores de crise com namorado e preocupa fãs

Esteves também defendeu a aprovação de uma legislação municipal que limite o número de filhos por família a dois. "Fazer uma lei lá na Câmara, no máximo dois. Haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos. Tinha que ser um processo federal, estadual, municipal, porque precisa, sim, desse controle. É muita responsabilidade colocar filho nesse mundo", afirmou.

A fala do prefeito foi criticada por internautas, que a consideraram "misógina" e "criminosa". "É inadmissível que um prefeito, em pleno 2023, faça declarações como essa", disse uma usuária do Twitter.

Segundo o NaTelinha apurou, o clima político ficou pesado na região e pouco depois da repercussão, a prefeitura de Barra do Piraí usou o perfil no Instagram para emitir uma nota oficial sobre o tema. Embora tenha dito não ter qualquer preconceito contra as mulheres, manteve o discurso de que a laqueadura deveria ser transformada em política pública.

"O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar, assim como a vasectomia. Jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres. Prova disso, são os investimentos que a prefeitura tem aplicado no Hospital Maria de Nazaré - a Pérola do Vale - e nos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, onde o planejamento familiar é discutido. Foi um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento na cidade, tema central do evento e que é o principal destaque. Qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político, uma vez que castrar é esterilizar. A utilização da linguagem vai muito mais para quem quer difundir a confusão na mente do outro, quando deveria explicar".

Veja o momento em que o prefeito sugere a castração 

Veja a nota oficial da prefeitura de Barra do Piraí

[TWITTER https://www.instagram.com/p/CxQbqMnsEOa/]

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado