Fazendo história

Quem é o ator que interpreta o Capitão América negro em Falcão e o Soldado Invernal

Ator americano tem a missão de interpretar personagem clássico da Marvel


Desenho do Capitão América negro, ao lado, Carl Lumbly em cena
Carl Lumbly interpreta o Capitão América negro - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (23), o Disney Plus disponibiliza o último episódio de Falcão e o Soldado Invernal. Na temporada, uma das novidades foi o desenvolvimento do personagem Isaiah Bradley, conhecido por ser o Capitão América Negro. Coube ao veterano Carl Lumbly interpretar o personagem tão representativo, principalmente nos tempos atuais, em que a diversidade e o racismo está mais em pauta do que nunca, e com razão.

Na série do Disney Plus foi a primeira vez que Bradley é retratado fora das HQs. Porém, existe diferença. Nos quadrinhos ele esteve na Segunda Guerra Mundial e  na plataforma digital o Capitão América Negro participou da Guerra da Coreia. Ele foi cobaia, dentre um grupo de cerca de 300 homens negros, para experimentos do supersoro.

Aos 69 anos, Carl Lumbly tem no currículo personagens fortes e diversos, como o Dick Hallorann, de Doutor Sono (2019), o detetive Marcus Petrie, da série policial da Cagney & Lacey (1982-1988), e o agente da CIA Marcus Dixon, no drama de espionagem Aliás (2001-2006). Mas é em Falcão e o Soldado Invernal que o ator conquista o público mais jovem, encarnando um herói que entrou para a história dos quadrinhos da Marvel.

Quem é Carl Lumbly?

Carl Lumbly nasceu em Minneapolis, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Apesar de começar sua carreira trabalhando como jornalista, a arte apareceu em sua vida de uma forma inusitada. Enquanto estava fazendo uma matéria sobre uma trupe de teatro da região em que nasceu, ele acabou sendo convidado para fazer parte do grupo como ator. O gosto pela interpretação cresceu na trupe, onde ficou por mais de dois anos, até se mudar para São Francisco.

Através de um anuncio que buscava dois atores negros para uma peça, ele acabou sendo escalado para o espetáculo. Com os trabalhos surgindo, sua ida para a televisão foi algo inevitável. Na telinha, continuou abordado o racismo e os problemas sociais contemporâneos.

Em sua vida pessoal, Carl se casou duas vezes. A primeira união foi com a atriz Vonetta McGee, com quem teve um filho, Brandon Lumbly, que hoje tem 33 anos. A união durou de 1987 até a morte de Vonetta, em 2010. Pouco tempo depois conheceu sua segunda mulher, Deborah Santana, que se divorciou em 2019, depois de quatro anos de matrimônio.

Quem é o ator que interpreta o Capitão América negro em Falcão e o Soldado Invernal

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado