Sem outra temporada

Alvo de briga e cancelada, Ilha de Ferro estreia segunda temporada no Globoplay

Série causou tanta discórdia que diretor acabou deixando a plataforma; ele nega


Cauã Reymond e Maria Casadevall posam para foto em divulgação de Ilha de Ferro
Ilha de Ferro lançou nova temporada nesta sexta-feira (25). Foto: Divulgação

Ilha de Ferro voltou nesta sexta-feira (25) no Globoplay, mesmo já estando cancelada. A série exclusiva do streaming da Globo teve os episódios de sua segunda temporada liberados, mas não terá continuação, após ter sido alvo de disputa, muita confusão e frustração.

A segunda leva da série foi liberada de forma discreta e sem o mesmo status que tinha quando lançada no ano passado. Já disponível no serviço, o novo ano conta com 10 episódios, dois a menos que na estreia.

Em 2018, Ilha de Ferro ganhou status de uma das principais produções do Globoplay e foi eleita a melhor série internacional pela revista americana Veriety a tal ponto de garantir a segunda temporada antes mesmo do relatório de audiência. Rapidamente, no entanto, se tornou alvo de uma disputa nos bastidores da Globo.

Segundo fontes ouvidas pelo NaTelinha, o diretor das duas temporadas, Afonso Poyart, pouco depois da renovação para o segundo ano, apresentou proposta para garantir a terceira temporada no esquema do que acontece em outros países. Além de acumular a função de diretor, se transformaria numa espécie de showrunner. Ele confirmou que estava negociando para a terceira temporada da série.

Alvo de briga e cancelada, Ilha de Ferro estreia segunda temporada no Globoplay

Embora contasse com o apoio de João Mesquita, até então chefão da plataforma, Poyart não conseguiu a aprovação da cúpula de dramaturgia da Globo para o projeto. A direção teria entendido que o modelo de showrunner não se enquadra no estilo do grupo.

De acordo com relatos obtidos pela reportagem, Afonso ficou insatisfeito ao ter seu projeto negado, deixou o Globoplay e apresentou uma nova série para a concorrente, a Netflix. Este teria sido um dos pontos que criou uma certa rusga entre João Mesquita e a direção de dramaturgia da Globo.

Ilha de Ferro fora da TV aberta

A série protagonizada por Cauã Reymond e Maria Casadevall foi confirmada para ser exibida na TV aberta em 2019. Ainda em alta no Globoplay, a decisão teria gerado outro entrevero entre a plataforma e a emissora carioca a tal ponto de João Mesquita reclamar com a alta cúpula do grupo.

Para ele, seria inviável conseguir assinantes dentro das metas se o conteúdo original Globoplay fosse levado a TV aberta com uma janela tão curta. O executivo lembrou que tinha a promessa de exclusividade dos produtos durante dois anos, algo que nunca foi cumprido, disseram fontes ao NaTelinha.

No meio do embate, a série acabou cancelada e o investimento em cenários que custou mais de US$ 2 milhões resultou no desmonte de tudo após as gravações da segunda temporada. Sem espaço e se transformando em patinho feio do Grupo Globo, Ilha de Ferro acabou nem indo ao ar na Globo e João Mesquita trocou o Globoplay pela Amazon.

O outro lado

Alvo de briga e cancelada, Ilha de Ferro estreia segunda temporada no Globoplay

A reportagem entrou em contato com o Globoplay, que não respondeu até a publicação da matéria. Já o diretor Afonso Poyart (foto) negou qualquer falta de acordo ou atrito com o grupo.

"Isso nunca existiu. A Globo apenas decidiu não fazer uma terceira temporada. Por motivos que desconheço mas acredito que foi uma estratégia interna para poder usar os recursos de Ilha de Ferro, que não é uma produção barata, para fazer outros conteúdos originais", disse.

"Fui contratado para fazer uma temporada e fizemos duas, a terceira seria um bônus mas não aconteceu. Não houve nenhum mal entendido ou atrito com a casa. Inclusive estamos conversando sobre novos projetos", completou.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado