Livre

STF decide liberar Valdemar da Costa Neto da prisão

Valdemar da Costa Neto terá liberdade provisória


Valdemar da Costa Neto em foto
Valdemar da Costa Neto sairá da prisão - Foto: Reprodução/Internet

Neste sábado (10), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) atendeu o pedido da defesa de Valdemar Costa Neto e o liberou da prisão. O cacique político estava detido desde a última quinta-feira (8) após buscas e apreensões realizadas pela Polícia Federal na sede do PL.

Mesmo com a liberdade provisória concedida pelo STF, as medidas cautelares foram mantidas, o que significa que Valdemar deverá cumprir certas exigências enquanto estiver em liberdade. No entanto, o político não poderá portar armas, já que foi detido com uma arma sem licença.

PF encontra documento que decretava estado de sítio no Brasil

Tentativa de golpe: Alexandre de Moraes ganhou apelido e até data de prisão

A prisão aconteceu porque durante as investigações, a PF encontrou uma pepita de ouro com Valdemar, o que resultou em uma nova acusação: suspeita de usurpação mineral. Nesse caso, não há possibilidade de pagamento de fiança. Na sexta-feira (9), Alexandre de Moraes havia convertido a prisão em flagrante para prisão preventiva, que não possui prazo determinado para acabar.

No entanto, após análise do parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e considerando a idade de Valdemar (74 anos), bem como o fato de o crime não ter sido cometido com violência ou grave ameaça, Moraes decidiu pela soltura do presidente do PL.

Valdemar e Bolsonaro

Valdemar da Costa Neto é uma das pessoas mais próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi o articulador para que o então presidente, em 2021, migrasse para o PL depois que o político ficou sem partido ao não conseguir criar sua própria legenda.

O cacique estava no hall de investigados pela Polícia Federal no âmbito do inquérito das fake news e que investiga uma tentativa de golpe, que levou várias pessoas próximas a Bolsonaro à prisão e impôs uma série de restrições ao ex-presidente.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado