Folia

Carnaval em Santos: Centro Histórico será palco de muita folia com novidades para a criançada

Turistas e santistas também poderão contar com programações nas tendas da orla e incluir passeios nos pontos turísticos da cidade.


Cidade deve atrair mais de 463 mil turistas durante o Carnaval. Foto: Raimundo Rosa
Cidade deve atrair mais de 463 mil turistas durante o Carnaval. Foto: Raimundo Rosa

A folia vai tomar conta do Centro Histórico de Santos entre os dias 10 e 13 de fevereiro, com as realizações do 22º Carnabonde e do 2º Carnacentro. A diversão será garantida para turistas e santistas, além de uma programação especial para a criançada.

A expectativa é que 463 mil turistas passem pela cidade durante os quatro dias de folia, aumentando a ocupação na rede hoteleira, com picos acima de 71% no sábado (10) e domingo (11), conforme dados da Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).

De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, cerca de 335 mil a 515 mil veículos devem descer a serra no feriado carnavalesco.

Além disso, a cidade deve receber um grande fluxo de passageiros em trânsito dos navios MSC Grandiosa e Costa Favolosa, totalizando aproximadamente 2,5 mil visitantes no sábado. Já no domingo, é a vez do Costa Diadema desembarcar cerca de 700 passageiros, aumentando ainda mais a movimentação na cidade.

Para garantir a segurança, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) farão um esquema para revista dos participantes da folia e a corporação contará com efetivo de mais 150 policiais. Além disso, os percursos também serão monitorados pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura e do drone da PM.

Carnabonde

Carnaval em Santos: Centro Histórico será palco de muita folia com novidades para a criançada
Carnabonde sempre atrai milhares de foliões ao Centro Histórico de Santos. Foto: Raimundo Rosa

Em sua 22ª edição, o Carnabonde, evento já consagrado como tradição em Santos e reconhecido nacionalmente, vai homenagear o lendário bloco 'Raparigas do Último Gole', que animou as ruas de Santos por décadas, especialmente na região do Gonzaga.

O evento é um grande baile carnavalesco a céu aberto que resgata a história do Carnaval santista e presta homenagens aos verdadeiros envolvidos na folia da cidade.

A programação começa no sábado (10), e às 15h30 o bonde partirá em um cortejo pelas ruas do Centro Histórico. O trajeto vai seguir da Linha do Bonde, passando pela Praça Mauá, Rua General Câmara, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre e, finalmente, retornando ao ponto de partida pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Cidade de Toledo.

O bonde foi especialmente decorado pela equipe do artista plástico André Leahun e, contando com a presença da Corte Carnavalesca e das voluntárias do Fundo Social de Solidariedade (FSS), sairá em cortejo pelas ruas do Centro Histórico.

Carnacentro

Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a festa continua com a programação da 2ª edição do Carnacentro, que reunirá as bandas carnavalescas da cidade, blocos de sucesso de São Paulo e Rio de Janeiro em um circuito nas ruas do Centro Histórico.

Durante os três dias de folia, a cada hora uma banda diferente vai sair em cortejo, transformando as ruas do Centro Histórico em uma verdadeira passarela de foliões.

O percurso se inicia na Praça Mauá, passando pela Rua General Câmara e chegando à Praça Rui Barbosa. Depois, o bloco segue pelas ruas do Comércio, José Ricardo, Tuiuti, Riachuelo, até retornar à Praça Mauá.

No palco principal, montado na Praça Mauá, a programação começa sempre às 18h, com blocos como “Sargento Pimenta”, “Orquestra Voadora” e “Mulheres de Chico”.

No dia 11, quem comanda a folia é o bloco “Sargento Pimenta”, sucesso no carnaval carioca que vai transformar a praça em um verdadeiro show dos Beatles.

Carnaval em Santos: Centro Histórico será palco de muita folia com novidades para a criançada
Bloco Sargento Pimenta. Foto: Raimundo Rosa

No dia 12, o bloco carioca “Orquestra Voadora” anima os foliões com as tradicionais marchinhas com sambas, rock'n roll, trilhas sonoras de filmes, desenhos animados e música pop.

No dia 13, para encerrar o Carnacentro em grande estilo, o bloco feminino “Mulheres de Chico” traz uma releitura completamente original do universo musical criado pelo gênio Chico Buarque de Holanda.

Diversão para a criançada

A criançada também poderá contar com uma folia exclusiva nesta edição do Carnacentro. A programação acontece na Rua XV de Novembro, entre as ruas Frei Gaspar e Riachuelo.

No dia 11, a batida fica por conta da Komboio Cultural com o envolvente 'Bloco Zigzaguiá', prometendo levar a criança a dançar sem parar.

No dia 12, a atração é para toda a família com o grupo 'Beatles para Crianças'. A diversão será garantida para os pequenos, com versões animadas das músicas dos Beatles.

E para fechar com chave de ouro, no dia 13, a 'Tirolli Band' assume o palco, prometendo um show que vai fazer toda criançada se jogar na folia.

Para a festa ficar ainda mais segura, a Polícia Militar recomenda que os pais e responsáveis identifiquem as crianças com crachá ou pulseira, com dados como nome, nome dos pais e telefone de contato.

Carnaval em Santos: Centro Histórico será palco de muita folia com novidades para a criançada
Crianças também se divertem no Carnaval em Santos. Foto: Raimundo Rosa

Programação Carnacentro

Domingo (11)

  • 13h – Banda White Day
  • 13h45 – Banda Fúria do Paquetá
  • 14h - Komboio Cultural apresenta ‘Bloco Zigzaguiá’ (palco Rua XV de Novembro)
  • 14h30 – Banda BB do Estuário
  • 15h15 – Banda Skinão do Marapé
  • 16h – Banda Vahia de Abreu
  • 16h45 – Banda Foliões da Ponte
  • 17h30 – Banda Ricardo Pinto
  • 18h – Bloco Sargento Pimenta (palco da Praça Mauá)
  • 18h15 – Banda do Jau

Segunda (12)

  • 13h – Banda do Centro
  • 13h45 – Banda Concentra + Não Sai
  • 14h – Beatles para Crianças (palco Rua XV de Novembro)
  • 14h30 – Banda do Dragão
  • 15h15 – Banda Vila Mathias
  • 16h – Banda do Jô
  • 16h45 – Banda Acadêmicos Vila Mathias
  • 17h30 – Banda Vila Sapo
  • 18h – ‘Bloco Orquestra Voadora’ (palco da Praça Mauá)

Terça (13)

  • 13h – Banda Só Amigos
  • 13h45 – Banda Carnacachaça
  • 14h - ‘Tirolli Band’ (palco da Rua XV de Novembro)
  • 14h30 – Banda Bebo Mas Não Travo
  • 15h15 – Banda do Saci
  • 16h – Banda da Capela
  • 16h45 – Banda do Chupa
  • 17h30 – Banda Estivadores
  • 18h – Bloco ‘Mulheres de Chico’ (palco da Praça Mauá)

Outras atrações

O feriado também será de muita diversão nas tendas do projeto ‘Santos Verão 2024’. De sábado a terça serão realizadas programações das 15h às 18h, e bailes das 20h à 1h.

Em um ambiente alegre, seguro e festivo, as atividades, que foram abertas em 6 de janeiro, prometem não deixar ninguém parado nas praias da Pompeia, Gonzaga e Boqueirão. No total, 24 bandas de baile e nove escolas de samba devem se apresentar.

Carnaval em Santos: Centro Histórico será palco de muita folia com novidades para a criançada
Tendas garantem a diversão nas praias da Pompeia, Gonzaga e Boqueirão. Foto: Arquivo/ PMS

Para aqueles que não gostam da folia, a cidade ainda conta com outras atividades que vão garantir a diversão no feriado de Carnaval.

O Museu Pelé está entre os pontos turísticos para visitar. O local estará aberto de sábado a terça-feira e os visitantes poderão saber mais sobre a trajetória do Rei do Futebol com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens de seu acervo pessoal.

Além disso, também é possível visitar outros pontos da cidade, como o Aquário, Orquidário, Jardim Botânico, Lagoa da Saudade, Novo Quebra-Mar, Fonte do Sapo e Nova Ponta da Praia.

Campeã do Carnaval Santista 2024

Na terça-feira (6), o palco do Teatro Municipal Braz Cubas foi o cenário da revelação da campeã do Carnaval 2024 em Santos. A Unidos dos Morros, tricampeã, levou novamente a taça do grupo especial para a 'cidade alta'.

Carnaval em Santos: Centro Histórico será palco de muita folia com novidades para a criançada
Unidos dos Morros, tricampeã do Carnaval Santista. Foto: Isabela Carrari

Durante a divulgação das notas dos nove quesitos, três escolas de samba disputaram a liderança: a campeã Unidos dos Morros, a vice União Imperial e a terceira colocada Mocidade Amazonense.

Ao final, a agremiação da Nova Cintra e a verde e rosa do Marapé empataram com 269,7 pontos. No entanto, a Unidos dos Morros conquistou o tricampeonato por ter a maior pontuação na soma total de todas as notas, incluindo as descartadas, o primeiro critério de desempate, conforme regulamento.

Além disso, também foram definidas as duas escolas rebaixadas, que em 2025 desfilaram no grupo de acesso: a Unidos da Zona Noroeste, com 267,7 pontos, e Brasil, com 266,9.

Mais tarde, a comunidade do bairro Saboó também teve motivos para celebrar, com o título conquistado pela Bandeirantes no Grupo de Acesso. A escola de samba, que apresentou o enredo 'Uma Doce Magia', alcançou 268,5 pontos e assegurou sua vaga no Grupo Especial para o ano de 2025.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado