No aniversário da cidade

Tabata Amaral lança pré-candidatura à prefeitura de São Paulo com a presença de Datena

Deputada fez o evento no aniversário da capital paulista e na casa onde cresceu


Tabata Amaral em evento com Datena
Tabata Amaral ao lado de Datena - Foto: Reprodução/YouTube
Por Naian Lucas

Publicado em 25/01/2024 às 16:15,
atualizado em 25/01/2024 às 16:58

Na manhã desta quinta-feira (25), enquanto São Paulo celebrava seus 470 anos de história, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) anunciou oficialmente sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo. O evento ocorreu na casa onde a parlamentar cresceu, localizada na Vila Missionária, Zona Sul da cidade, e contou com a presença de diversos apoiadores e políticos, como o apresentador José Luiz Datena (PSB), o ministro Márcio França (PSB) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Em um emocionante discurso, Tabata relembrou as origens humildes de sua família, com pais nordestinos migrantes, destacando a importância crucial da educação em sua trajetória de vida e ascensão social. A deputada enfatizou como sua história pessoal moldou sua visão sobre os desafios enfrentados pela população paulistana, especialmente no que diz respeito à educação e às desigualdades sociais.

 + William Bonner interrompe almoço para tietar Alceu Valença na Globo

+ Filho caçula de Zagallo detona os irmãos em guerra por herança

“Essa é a nossa casa e fiz questão de começar [a pré-campanha] aqui, não porque a minha história seja só esse local. A minha história também é as bolsas de estudo que recebi em escolas privadas, em Harvard [EUA], os lugares chiques por onde hoje eu transito em SP. Mas aqui é onde tudo começou. E a gente não pode esquecer nunca de onde a gente começa, de onde a gente vem”, declarou.

“Trago vocês aqui porque isso aqui também é São Paulo, onde falta água toda noite. Imagina se isso acontecesse nos Jardins todos os dias? Era revolução... E para criar pontes entre esses dois extremos, é preciso conhecer os dois extremos."

Durante o evento, Tabata Amaral apresentou o vídeo Uma Só Cidade, manifesto de sua pré-campanha, no qual compartilha sua visão sobre São Paulo e ressalta a urgência do combate às disparidades sociais que permeiam a capital. O vídeo foi gravado na residência de sua mãe, Maria Renilda, carinhosamente conhecida como Reni, e em locais emblemáticos dos arredores do bairro onde cresceu.

“Quando a gente conseguir de uma vez por todas superar esse abismo enorme que ainda existe entre os bairros ajardinados do centro, e a periferia distante e esquecida. Quando a diferença entre a Faria Lima e o Jardim Ângela não gritar na nossa cara. Quando o verde do Ibirapuera for também o verde da Cidade Ademar”, afirmou a deputada.

Além disso, o evento contou com a participação especial em vídeo do vice-presidente Geraldo Alckmin, que endossou a candidatura de Tabata e expressou apoio às suas propostas para a cidade.

Assista ao vídeo:

Fator José Luiz Datena na candidatura de Tabata Amaral

Tabata Amaral se colocou como uma opção que foge da polarização Lula contra Jair Bolsonaro. Em seu discurso, a deputada tem destacado que sua intenção é debater os problemas reais de São Paulo, pautadas na inclusão, na melhora na educação e nos projetos na área de segurança pública.

Por conta disso, ela convidou José Luiz Datena para ser vice. O apresentador da Band aceitou a proposta de se filiar ao partido, mas avisou que ainda é cedo confirmar seu nome na chapa. Ele conta com o apoio de Márcio França e Geraldo Alckmin.

O jornalista é uma das figuras mais populares da capital paulista. Nas primeiras pesquisas de intenção de voto, Datena apareceu em primeiro lugar com boa vantagem em relação ao segundo colocado.

Atualmente, Tabata aparece em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, aproximando-se dos 10% das intenções de votos. Com Datena, o PSB aposta que a deputada conseguirá crescer durante a campanha e alcançar o segundo turno.

O evento de lançamento da pré-candidatura de Tabata contou com a presença de Jonas Donizette, deputado federal e ex-prefeito de Campinas; Andrea Werner, ativista pelos direitos de pessoas com deficiência e deputada estadual; Caio França, Deputado estadual; Valdomiro Lopes, deputado estadual e ex-prefeito de São José do Rio Preto; Jussara Basso, vereadora da cidade de São Paulo; Eliseu Gabriel, vereador da cidade de São Paulo; Patrícia Gama, secretária municipal de direitos humanos; Juscelino Gadelha, empresário; Orlando Faria, ex-secretário municipal da casa civil e de habitação; Vivian Satiro, gestora pública e ex-secretária municipal de planejamento e entregas prioritárias;  Professora Lúcia França, empresária e coordenadora do PSB por Elas; entre outros nomes.

Quem é Tabata Amaral?

Tabata Amaral nasceu em São Paulo no dia 23 de novembro de 1993. Ela atualmente ocupa o cargo de deputada federal.

Tabata ganhou destaque nacional e internacional por sua trajetória como ativista e defensora da educação de qualidade. Ela é formada em Ciências Políticas e Astrofísica pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde também foi presidente da Associação de Estudantes Brasileiros.

Sua entrada na política se deu nas eleições gerais de 2018, quando foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo com uma plataforma focada em pautas como educação, ciência, tecnologia e inovação.

Tabata se destacou por sua postura independente e crítica, muitas vezes divergindo das orientações partidárias e buscando uma atuação mais centrada em propostas e projetos que visam o desenvolvimento social e econômico do país.

Como parlamentar, ela tem sido uma voz ativa na defesa da educação pública de qualidade, lutando por investimentos no setor e por políticas que promovam a igualdade de oportunidades no acesso à educação.

Conheça mais sobre Tabata Amaral.

Veja o lançamento da campanha:

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado