Isenção

Governo Lula vai dar auxílio para estudante carente fazer Enem

Ideia é ampliar o alcance do Enem


Lula, que vai dar auxílio para o Enem, em foto
Lula quer auxílio Enem para alunos - Foto: Reprodução/Internet

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (16) que estudantes do terceiro ano do Ensino Médio receberão auxílio financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa faz parte do programa Pé-de-Meia e tem como objetivo estimular a participação dos jovens no exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Segundo o ministro, o valor do auxílio será de R$ 500,00 e será pago diretamente aos estudantes. Para receber o benefício, os estudantes devem estar matriculados em escolas públicas e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Xand Avião se defende após dizer que Juliette "não é cantora"

BBB 24: Botão misterioso surge no jardim da casa e Nizam aperta; saiba o que aconteceu

O anúncio do auxílio financeiro para o Enem foi feito durante coletiva de imprensa em que foram divulgadas as notas do Enem 2023. Dados apontam que apenas 50,8% dos estudantes do Ensino Médio fizeram as provas do exame.

“Metade dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio não fez o Enem. Precisamos saber o motivo disso e reverter esses números”, afirmou o ministro.

O programa Pé-de-Meia prevê ainda bolsas para incentivar a permanência de estudantes do ensino médio em escolas. O Ministério da Fazenda destinou R$ 6,1 bilhões ao fundo que financiará o projeto e o ministro avalia que os pagamentos devem começar em março deste ano.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado