Bomba

Tribunal decide que Trump está inelegível e não pode concorrer à presidência dos EUA

Trump se complicou no Tribunal


Donald Trump em foto
Donald Trump se tornou inelegível - Foto: Reprodução/Internet
Por Redação NT

Publicado em 19/12/2023 às 21:35,
atualizado em 19/12/2023 às 23:48

A Suprema Corte do Colorado decidiu nesta terça-feira (19) que o ex-presidente Donald Trump está desqualificado para ocupar o cargo de presidente. A decisão é baseada na Seção Três da Décima Quarta Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que proíbe funcionários que se envolveram em “insurreição ou rebelião” de ocupar cargos públicos.

O tribunal concluiu que Trump se envolveu em uma insurreição ao discursar incitando eleitores descontentes a invadirem o Capitólio, em Washington D. C., no dia 6 de janeiro de 2021. O episódio ocorreu após o republicano perder as eleições presidenciais que disputava com o democrata Joe Biden.

Stefhany Absoluta diz que irmã desapareceu após denunciar violência doméstica

Após transplante, Faustão cogita voltar à TV

A decisão o torna o primeiro candidato presidencial na história dos EUA a ser considerado inelegível para a Casa Branca por conta dessa emenda.

O julgamento, porém, aplica-se apenas às primárias republicanas do Colorado, em 5 de março. No entanto, a decisão pode afetar a campanha de Trump nas eleições gerais de 5 de novembro. 

O Colorado é um estado democrata, o que significa que o presidente Joe Biden provavelmente liderará o estado, independentemente do destino de Trump, o que não afetaria diretamente nas eleições ou no resultado, caso a decisão permaneça no estado.

A expectativa dos opositores do ex-presidente esperam que o caso pode servir como exemplo e até impulsionar um esforço mais amplo de desqualificação do candidato, potencialmente levando a questão ao Supremo Tribunal dos EUA.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado