Périplo

Bolsonaro tenta impedir que Dino seja aprovado para o STF

Ex-presidente, Bolsonaro não quer Dino no STF


Bolsonaro e Dino em foto
Bolsonaro tenta impedir Dino de ir ao STF - Foto: Montagem
Por Redação NT

Publicado em 04/12/2023 às 13:30,
atualizado em 04/12/2023 às 13:51

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está se mobilizando no Senado para tentar barrar a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi publicada pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Bolsonaro pretende abordar os senadores que o apoiaram durante a campanha de 2022 para solicitar votos contrários a Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-chefe do Executivo já enfrentou desafios em suas tentativas anteriores no Senado. Não conseguiu eleger Rogério Marinho como presidente da Casa nem angariar votos suficientes para barrar a aprovação da reforma tributária.

Sandra Annenberg posa de biquíni aos 55 anos e recebe elogios: "Parou no tempo"

Título "virtual" do Palmeiras faz futebol ser maior audiência do dia na TV

A sabatina de Dino está programada para o dia 13 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Além disso, bolsonaristas planejam prolongá-la, transformando-a em uma continuação da CPI do 8 de Janeiro.

Dino, por sua vez, defende sua indicação. Ele afirma que tem experiência e qualificação para o cargo. O ministro da Justiça é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e tem pós-graduação em Direito Público pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ele também foi governador do Maranhão por dois mandatos.

A avaliação da probabilidade de sucesso da tentativa de Bolsonaro de barrar a indicação de Dino é ineficaz. Membros da oposição e políticos em geral consideram que o ministro conseguirá sem grandes dificuldades o total de votos para viabilizar sua aprovação e assumir a vaga no STF.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado