Vem aí?

Senado quer mandato fixo para o STF e acabar com reeleição no Brasil

STF e reeleição serão pautas do Senado em 2024


Rodrigo Pacheco, que quer acabar com a reeleição no Brasil
Rodrigo Pacheco quer mudar o STF e acabar com a reeleição - Foto: Reprodução/Internet

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou nesta terça-feira (28) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do mandato fixo para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) será pautada no primeiro semestre de 2024. Ele também quer garantir outra Pec, colocando o fim da reeleição para o Executivo (presidente, governador e prefeito).

Pacheco ressaltou que a pauta é uma promessa de sua campanha para a reeleição à presidência do Senado. A PEC do mandato fixo ganha destaque após o Senado aprovar a proposta que limita as decisões individuais dos magistrados, alterando as regras de funcionamento dos tribunais. Em entrevista ao Blog de Andréia Sadi, da GloboNews, Pacheco afirmou que há apoio de alguns magistrados à nova proposta.

Bruna Biancardi anuncia fim de noivado com Neymar e não quer mais seu nome ligado ao dele

Por onde anda Renée de Vielmond, a Ana Luísa de Paraíso Tropical?

A ideia, em tese, visa limitar o mandato dos ministros do STF para oito anos. Atualmente, eles ficam no cargo até a aposentadoria compulsória aos 70 anos, ou por escolha antes disso. O senador também defende que tenha uma idade mínima do indicado ao Tribunal.

O presidente do Senado também destacou que adiou a discussão da PEC para o próximo ano para evitar que a medida seja interpretada como casuística. A proposta não se aplicaria aos ministros atuais e não seria discutida durante o processo de indicação do próximo ministro do STF.

Além da PEC do mandato, Pacheco também anunciou que, além da PEC do mandato, pretende pautar em 2024 o fim da reeleição com mandato de 5 anos para presidente, governador e prefeito. Ele expressou confiança de que a proposta será aprovada.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado