Mudou tudo

Após xingar Lula, Milei escreve carta para o presidente do Brasil

Milei indica mudança de postura em relação a Lula


Lula e Milei em foto
Milei mandou carta para Lula - Foto: Montagem
Por Redação NT

Publicado em 27/11/2023 às 06:45,
atualizado em 27/11/2023 às 09:57

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidando-o para sua cerimônia de posse, marcada para 10 de dezembro, em Buenos Aires.

O ultraliberal também expressou sua perspectiva de um “trabalho frutífero” e a “construção de laços” entre as duas nações no futuro, através de uma relação próxima.

“Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa este momento de transição para o processo histórico da Argentina, seu povo, e naturalmente para mim e minha equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão do governo”, disse Milei no texto.

Terra e Paixão: Hélio é desmascarado e dedura planos da própria mãe

Elas por Elas: Helena surge em show para destruir sonho de Jonas

“Desejo que o tempo em comum como presidentes e chefes de governo seja uma etapa de trabalho frutífero e construção de laços que consolidem o papel que a Argentina e o Brasil podem e devem cumprir na Conferência das Nações.”, continuou o presidente eleito.

No comunicado, Milei reconheceu a relevância do momento de transição para a Argentina, destacando os desafios que ambos os países enfrentam nos campos econômico, social e cultural.

O presidente eleito enfatizou a importância de uma colaboração fundamentada nos princípios da liberdade, visando a competitividade e o pleno desenvolvimento das capacidades dos cidadãos, permitindo-lhes escolher o futuro desejado.

Milei também manifestou a esperança de que a atuação conjunta entre Argentina e Brasil resulte em crescimento e prosperidade para ambas as nações. Ele encerrou a mensagem com saudações de “estima e respeito” a Lula, expressando o desejo de encontrá-lo na cerimônia de posse.

O texto foi entregue pela futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Mondino se reuniu com Vieira e os embaixadores dos dois países no Itamaraty neste domingo. Autoridades brasileiras consideram o gesto positivo, mas ainda avaliam a possibilidade de Lula comparecer à posse de Milei.

A atitude de Milei contrariou seu próprio posicionamento durante a disputa presidencial com Sergio Massa. Em diversas ocasiões ele criticou o presidente brasileiro. Em um certo momento, o ultraliberal referiu-se a Lula como “comunista e corrupto”.

Diana Mondino chegou a dizer que a Argentina governada por Milei não iria interagir com Brasil e China. A repercussão negativa da forte declaração contra dois países de grande parceria comercial com os argentinos ameaçou o país. Além da carta a Lula, o próximo presidente da Argentinatambém teve que mudar o tom com os chineses. Ele chegou a agradecer Xi Jinping pelas felicitações em uma carta.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado