Decisão

Governo Lula pode voltar com Horário de Verão

Horário de Verão está no foco dos estudos do governo


Horário de Verão em foto
Horário de Verão pode voltar - Foto: Reprodução/Internet

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, expressou nesta sexta-feira (17) a necessidade de avaliar a possível reintrodução do horário de verão no Brasil. Em uma entrevista à GloboNews, Silveira destacou que o debate sobre o retorno desse horário especial não deve se limitar à questão do racionamento de energia, já que o país está atualmente em condições de segurança energética.

"Eu tenho feito reiteradas reuniões a fim de que, mesmo não tendo necessidade energética, se avalie, no governo, a possibilidade de estimular a economia avaliando a possibilidade do horário (de verão). É importante para o Brasil, mesmo que em um momento de segurança energética, quando ele (horário de verão) impactar positivamente a economia, a gente deve defendê-lo", disse.

Carlos Alberto de Nóbrega recebe alta após acidente doméstico

Repórter da Globo detona fantasia em homenagem a Taylor Swift: "Medonhas"

O ministro respondeu a argumentos de entidades como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que defende a reintrodução do horário de verão com base em benefícios econômicos.

A Abrasel estima um aumento de 10% a 15% no faturamento de seus estabelecimentos comerciais com a mudança nos relógios, citando um possível aumento na frequência de clientes e a redução de custos empresariais devido ao racionamento de energia.

Até o momento, não há uma definição sobre a reintrodução do horário de verão no Brasil. O governo federal ainda está avaliando os argumentos pró e contra a medida.

A reintrodução do horário de verão é defendida por entidades do setor de turismo, comércio e serviços, que argumentam que a medida pode estimular a economia e gerar empregos.

A Abrasel, por exemplo, estima que o horário de verão pode gerar 1,2 milhão de empregos no setor de bares e restaurantes.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado