Será?

Universo pode viver novo Big Bang, diz ciência

Cientistas acreditam em novo Big Bang

Big Bang em foto
Big Bang de novo? - Foto: Reprodução/Internet

A teoria cosmológica dominante sobre a origem do universo é a de que uma explosão de matéria teria assinalado o começo da expansão do universo, e que foi apenas isso. Porém, novos insights podem explicar o Big Bang "escuro" e "resolver um enigma que atormenta os astrônomos há quase meio século".

A matéria escura é uma matéria que não interage de forma alguma com a luz ou campos eletromagnéticos, mas estudos indicam que constitui cerca de 27% do universo conhecido. Uma escuridão de espaço não conhecida pelos cosmólogos.

E é esse universo desconhecido que os astrônomos tentam explicar e entender a razão dos aglomerados de galáxias se moverem de maneiras que a física não consegue decifrar. O que se "explica" até os dias de hoje é que existe um monte de coisas por aí que não podemos ver. A partir dessa inquietação, alguns investigadores estão se questionando sobre a possibilidade de um segundo Bing Bang que resultou na existência dessas substâncias além da matéria normal com a qual estamos habituados.

Elas por Elas: Quem é pai do filho de Taís? Pedro toma posição após ouvir a verdade

Alexandre Correa se declara para Ana Hickmann após agressão: "Eterno amor"

“As pessoas sempre presumem que tudo foi criado ao mesmo tempo, num único Big Bang, mas quem realmente sabe?”, questionou Katherine Freese, professora de física da Universidade do Texas em Austin, à New Scientist.

No artigo publicado na revista, ainda a ser revisto por pares, a professora e seus colegas sugerem que um "Dark Big Bang" pode ter "ocorrido quando o universo tinha menos de um mês". A principal hipótese é que ele tenha formado vários tipos diferentes de matéria escura, apelidada de "darkzillas" — em referência a "Godzilla" — que seriam partículas 10 trilhões de vezes maior do que a massa de um único próton.

Contudo, se tivesse ocorrido de forma mais gradual do que forte e abrupto, o "Dark Big Bang" teria produzido partículas mais leves que se absorveriam umas às outras a cada colisão.

Também no artigo, os pesquisadores defendem que essas partículas não são diferentes de uma das principais candidatas à matéria escura, chamadas de “partículas massivas de interação fraca” (WIMPs), usadas há décadas pelos astrônomos para explicar as "forças misteriosas" fora do padrão atual de física.

Katherine espera que o trabalho faça parte de uma mudança na comunidade astronômica e que, ao invés de um grande evento que criou o universo, os cosmólogos passem a se perguntar se o universo pode ter passado por várias transições de fase, "trazendo lentamente à existência tudo, desde a matéria até a matéria escura".

A partir da medida de perturbações nos sinais enviados por estrelas de neutrões altamente magnetizadas, chamadas de pulsares, os cientistas tentam identificar a origem das ondas gravitacionais ou ondulações no espaço-tempo, crendo que podem conseguir informações sobre os primeiros dias do universo.

O que se espera, segundo o artigo, é que possa se dar mais um passo para desvendar os mistérios que envolvem a existência da matéria escura no universo — ou se os "darkzillas" podem ser responsáveis por boa parte da matéria que nos rodeia.

Este estudo é um passo importante na compreensão do universo e da matéria escura. Se for confirmado, pode revolucionar nossa compreensão da origem do cosmos.