Caso em aberto

Ronnie Lessa matou Marielle Franco, diz delator à PF

Élcio Queiroz aceitou fazer delação premiada, confirmou Flávio Dino


Montagem de foto com Ronnie Lessa e Marielle Franco
Marielle foi morta por Ronnie Lessa - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 24/07/2023 às 12:58,
atualizado em 24/07/2023 às 13:05

Élcio Queiroz, ex-policial militar detido desde 2019, admitiu em uma delação premiada à Polícia Federal e ao Ministério Público do Rio de Janeiro que Ronnie Lessa, ex-policial reformado que também está preso há quatro anos, foi o responsável por assassinar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes com uma submetralhadora.

Ambos enfrentarão julgamento pelo Tribunal do Júri, embora a data da sessão ainda esteja indefinida. Élcio forneceu detalhes do caso e afirmou que dirigia o veículo utilizado no ataque. As informações foram divulgadas pelo ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), durante uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (24).

Em seu depoimento, Élcio revelou que o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel, estava inicialmente designado para vigiar a vereadora e participar do atentado em seu lugar, mas acabou sendo substituído pelo ex-PM. Suel foi preso nesta segunda-feira na Operação Élpis.

Lula assiste estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina com mulheres do governo

Quem é Suel, preso por envolvimento na morte de Marielle Franco

Em 2020, Suel já havia sido detido e, em 2021, foi condenado a quatro anos de prisão por obstruir as investigações do Caso Marielle; ele estava cumprindo pena em regime aberto. Segundo o MPRJ, Maxwell era o proprietário do carro utilizado para esconder as armas encontradas no apartamento de Ronnie Lessa, seu amigo. Ele também teria auxiliado no descarte das armas no mar, a fim de eliminar provas do crime.

O ministro afirmou que Élcio Queiroz, réu por envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco, receberá benefícios em virtude do acordo de delação, mas continuará preso. De acordo com Dino, a delação e a prisão de Suel representam um "evento de grande importância" e encerram a investigação sobre a execução das vítimas. "As cláusulas do acordo ainda estão sob sigilo judicial, mas posso afirmar que o senhor Élcio continuará detido em regime fechado. Ele permanecerá onde se encontra", detalhou.

Contudo, as investigações prosseguem para identificar os possíveis mandantes do crime, e, conforme afirmou o ministro durante a coletiva desta segunda-feira (24), levarão "sem dúvida" aos responsáveis pelo assassinato de Marielle Franco.

"Isso permitirá que tenhamos, com clareza, uma proteção à atividade política, especialmente das mulheres no Brasil", disse ele. "A vereadora é um símbolo neste momento de luta contra a impunidade, um exemplo de como a união das instituições pode alcançar melhores resultados", complementou.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado