Tudo ou nada

Globo bebe na fonte de Mar do Sertão para resgatar público com No Rancho Fundo

Substituta de Elas por Elas tem estreia prevista para abril


Globo
José Loreto e Luisa Arraes estarão no elenco de No Rancho Fundo - Foto: Divulgação/Globo/Montagem NaTelinha
Por João Paulo Dell Santo

Publicado em 30/12/2023 às 08:00,
atualizado em 30/12/2023 às 09:29

Próxima novela das seis, No Rancho Fundo não furou a fila à toa. Ao recusar a sinopse de O País de Alice, de Lícia Manzo, a qual considerou muito elitista, a direção de Dramaturgia da Globo olhou para Mar do Sertão para definir a sucessora de Elas por Elas.

Escrita e dirigida pelos mesmos profissionais que tocaram o enredo de Candoca (Isadora Cruz), Mário Teixeira e Allan Fiterman, respectivamente, No Rancho Fundo tem como encomenda mergulhar no mesmo universo lúdico que marcou os 178 capítulos de Mar do Sertão.

+ Globo demite autores e entra em 2024 à procura de talentos para escrever novelas

Com a escolha, a Globo coloca suas fichas no que julga uma aposta segura, certa, em vez de ousar e dar mais um tiro no pé - a atual ocupante do horário tem oscilado entre 10 e 14 pontos, marca assombrosa para uma produção inédita.

Mais do que isso, a opção por Mário Teixeira e companhia, pouco mais de um ano após sair do ar, foi feita com base no que a emissora considera como uma novela ideal para agora, ou seja, tramas leves, empolgantes, com sotaques variados, diversidade racial e representatividade. Para a Globo, é importante que todas as regiões do Brasil se sintam representadas em suas telas.

Além disso, o grupo de discussão de Elas por Elas, que apontou que o folhetim não dialoga com o perfil da faixa, em um erro crasso de avaliação de José Luiz Villamarim e Amauri Soares, revelou que o telespectador desse horário se sente mais atraído por fábulas, romances e enredos de época.

A Globo, pelo menos neste momento, prefere não mais contrariar essa lógica, daí a escolha por uma proposta "adequada" à faixa. Inclusive, há encomendas feitas a Alessandra Poggi e Duca Rachid, que escreveram Além da Ilusão e Amor Perfeito, consideradas dois acertos recentes. A ideia é seguir essa sequência.

Mais do que entregar o que o público quer ver, a Globo também vai apelar para o sentimento de nostalgia. Com No Rancho Fundo, a intenção é resgatar o espectador que parou para ver Mar do Sertão de norte a sul do país. Assim como Vai na Fé às 19h, o folhetim é citado pela atual direção como um modelo a ser seguido.

Record anuncia demissões, gera temor e negocia para evitar greve

E é a partir dessa "operação resgate" que personagens da trama anterior serão recuperados. Deodora (Debora Bloch), Sabá Bodó (Welder Rodrigues), Nivalda (Titina Medeiros), Floro Borromeu (Leandro Daniel) e Cira (Suzy Lopes) ganharão novos contornos e funções na sucessora de Elas por Elas. 

A estratégia não é inédita, pelo contrário, já foi vista em Belíssima, com a volta de Jamanta (Cacá Carvalho), de Torre de Babel, e em Deus nos Acuda, com o retorno de Dona Armênia (Aracy Balabanian), de Rainha da Sucata. Tantos personagens de uma vez, porém, trazem um novo desafio. Não à toa, No Rancho Fundo foi chamada inicialmente de Mar do Sertão 2.

No Rancho Fundo quer fisgar dona de casa logo de cara

Com estreia prevista para 1° de abril, No Rancho Fundo é inspirada na peça A Capital Federal, de Artur Azevedo. O enredo gira em torno da protagonista Quinota, filha de Zefa e Tico Maciel, que vivem em Lasca Pedra, também na região do Cariri, assim como Canta Pedra (onde Mar do Sertão foi ambientada), um lugarejo sem eletricidade, água encanada e outros itens básicos. De origem humilde, ela se entrega a Marcelo, um rapaz da "cidade grande".

Ao ver a filha desonrada, Zefa Maciel sai à procura do "malfeitor". Nesse meio tempo, porém, Quinota conhece seu grande amor, Arthur. A partir aí, constitui-se uma velha e boa história de amor, com mocinhos, vilões, encontros, desencontros e toques de humor. 

+ SBT chega ao fim de 2023 se livrando de indenizações trabalhistas e com bolada para receber 

Além dos remanescentes de Mar do Sertão, o elenco de No Rancho Fundo conta, por enquanto, com Luisa Arraes e José Loreto, nos papéis de vilões do enredo, e Andréa Beltrão, Eduardo Moscovis e Alexandre Nero.

Larissa Bocchino fez testes para viver Quinota e agradou a direção da novela, segundo informou Duh Secco. A mineira de 24 anos vem sendo muito elogiada durante as gravações de Guerreiros do Sol, próxima trama original do Globoplay. Outro que foi bem avaliado foi Igor Jansen, lançado à fama pelo SBT em As Aventuras de Poliana. A Globo pretende fechar o elenco da produção ainda na primeira quinzena de janeiro.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado