Horário nobre

Por Amor e Laços de Família entram na mira de remakes da Globo

A emissora está apostando em histórias antigas para salvar a audiência


Montagem de fotos de divulgação de Por Amor e Laços de Família
Por Amor e Laços de Família são sucessos de Manoel Carlos - Divulgação/Globo

Por Amor (1997) e Laços de Família (2000) entraram na mira de remakes da Globo, que está buscando nas histórias antigas a solução para reverter a queda de audiência que as novelas das 21h sofreram nos últimos três anos. A emissora estuda a possibilidade de produzir, em sequência, três novas versões para tramas que fizeram sucesso no passado, o que seria a "trinca da salvação" para o horário nobre, mas no caso das histórias de Manoel Carlos se avaliam duas possibilidades.

O NaTelinha apurou que os folhetins protagonizados por Regina Duarte e Vera Fischer podem voltar ao ar separadas, assim como aconteceu com Pantanal, que ganhou uma adaptação em 2022 e repetiu o sucesso de 1990, quando foi ao ar na Manchete, ou juntas. Nesse segundo caso, se faria uma fusão de Por Amor e Laços de Família, o que já foi testado em Ti Ti Ti (2010), uma junção de sua versão original, exibida em 1985, e Plumas e Paetês (1980), ambas de Cassiano Gabus Mendes (1927-1993).

Por Amor conta a história de Helena (Regina Duarte), uma mãe zelosa que é capaz de fazer tudo por sua única filha, Eduarda (Gabriela Duarte). O amor da veterana, que engravida e dá à luz ao mesmo tempo que a filha, faz com que ela tome uma decisão que muda a vida de todos: a protagonista descobre que seu neto nasceu morto e decide trocar as crianças na maternidade para que a herdeira não sofra, já que tinha o sonho de ser mãe e já havia sofrido um aborto espontâneo na primeira gestação. A história responde a pergunta que foi o centro da divulgação da novela: "O que você seria capaz de fazer por amor?".

Já Laços de Família, apresenta uma relação de mãe e filha bem diferente. Helena (Vera Fischer) é uma empresária de 45 anos que se envolve em um acidente de carro com Edu (Reynaldo Gianecchini). Após algumas brigas, ela e o jovem de 25 anos começam a viver um romance que enfrenta muitos obstáculos ao longo do tempo, incluindo Camila (Carolina Dieckmann), filha da bonitona. A trama ainda teve como um dos destaques a luta da jovem contra a leucemia.

Em sua exibição original, Por Amor chegou a registrar um pico de audiência de 63 pontos no penúltimo capítulo, mas marcou 43 de média final. Na primeira reprise, o último episódio, que foi ao ar em 10 de janeiro de 2003, deu 36 pontos de média e superou a novela das oito da época, Esperança. Já em 2019, deixou o ibope das reprises anteriores para trás e, em alguns dias, registrou uma audiência maior que a inédita Éramos Seis, exibida na faixa das 18h.

Laços de Família estreou com uma audiência inferior à de Terra Nostra (1999), sua antecessora, mas bateu recorde nos dois episódios que mostraram Camila raspando a cabeça por conta dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. Com essas cenas, lembradas até hoje pelo público, a trama deu 55 pontos, com pico de 61, atingindo 79% de participação. A média geral do folhetim foi de 44,9 e, mais de 20 anos depois, quando foi reprisada, empatou com Avenida Brasil como a reprise mais vista da década, perdendo apenas para Êta Mundo Bom!.

Globo quer trinca de remakes para salvar horário nobre

Marcos Palmeira e Antonio Fagundes na época de Renascer
Marcos Palmeira e Antonio Fagundes na época de Renascer (1993) - Reprodução

No último dia 31, o NaTelinha adiantou que a Globo estuda produzir, em sequência, remakes de três folhetins clássicos para resolver o problema da queda de audiência que as novelas das 21h sofreram nos últimos três anos. Vários títulos estão sendo avaliados para a "trinca da salvação", dentre eles, textos dos autores Gilberto Braga e Manoel Carlos.

Essa estratégia começaria com Renascer (1993), de Benedito Ruy Barbosa, que já está sendo apontada como o carro-chefe da programação em 2024. A expectativa da emissora é de que a nova versão da novela sustente o Ibope de Terra Bruta, trama inédita que é escrita por Walcyr Carrasco e tem previsão de estreia para o fim de abril ou início de maio, substituindo Travessia.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, os remakes entraram na mira também pelo desfalque que o canal sofreu em sua lista de autores veteranos. Por diferentes motivos, como fim de contrato e morte, hoje, a fila que incluía nomes como Aguinaldo Silva e Gilberto Braga (1945-2021), conta apenas com Carrasco, João Emanuel Carneiro e Glória Perez, que deve encerrar seu vínculo com a casa assim que a atual trama das nove chegar ao fim.

Também se trabalha com o entendimento de que todas as vezes em que a Globo apostou num novo nome para renovar a faixa, o Ibope não atendeu o esperado e sofreu forte oscilação negativa. Foram citados os nomes de Manuela Dias (Amor de Mãe) e Lícia Manzo (Um Lugar ao Sol) como exemplos de renovação e que dificilmente assinarão uma nova novela às 21h. Isso forçou a emissora a buscar solução nos remakes e, se os planos se concretizarem, o público só teria uma história inédita na faixa no fim de 2026.

 

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado