De volta

Força de um Desejo foi marcada por dissonância entre qualidade e audiência

Novela exibida originalmente entre 1999 e 2000 faz sua estreia nesta segunda (24) no Viva


Malu Mader e Fábio Assunção na novela Força de um Desejo, que estreia no Viva nesta segunda-feira (24)
Malu Mader e Fábio Assunção viveram casal principal de Força de um Desejo - Foto: Acervo Globo

Sucesso de crítica e fracasso de audiência, Força de um Desejo volta ao ar nesta segunda-feira (24), no Viva. A novela colecionou elogios em sua exibição original, na Globo, entre 1999 e 2000, mas não conseguiu fisgar o grande público. Teve uma média de 25 pontos, de acordo com dados do Ibope, um índice baixo para os padrões das 18h na época.

Em entrevista ao livro Autores: Histórias da Teledramaturgia, lançado em 2008 pelo projeto Memória Globo, o autor Gilberto Braga (1945-2021) – que assinou a novela em parceria com Alcides Nogueira – falou sobre Força de um Desejo. “Tenho bastante orgulho da novela, embora ela não tenha alcançado boa audiência para o horário. A audiência era medíocre.”

“Era mais baixa do que a de novelas que eu, particularmente, considerava fracas. Isso era preocupante. Força de um desejo era uma novela sobre a qual eu só ouvia elogios, não conhecia ninguém que não estivesse gostando.”

Gilberto Braga

No mesmo depoimento, o novelista contou que, na época, planejava um remake de Dancin’ Days (1978) para o horário nobre. Então diretora geral da Globo, Marluce Dias da Silva vetou a ideia e quis que a adaptação fosse ao ar às 18h. O autor se negou, entendendo que a história não poderia ser veiculada às seis da tarde.

“Aliás, uma das razões de eu preferir o horário das 20h era porque queria fazer uma novela mais forte do que aquela que pude fazer em 1978, por conta da censura da época. Para não ser metido, disse à Marluce que não havia problema algum em escrever uma novela das seis, só não queria fazer Dancin’ Days”, explicou Gilberto.

Foi então que surgiu Força de um Desejo, baseada em um argumento de Alcides Nogueira. Este, por sua vez, havia se inspirado no romance A Mocidade de Trajano, do Visconde de Taunay. Os dois autores fizeram a sinopse a quatro mãos, e a trama entrou no ar em maio de 1999, permanecendo em cartaz até janeiro do ano seguinte.

 

Para Alcides Nogueira, Força de um Desejo não deveria ter ido ao ar às 18h

Força de um Desejo
Reginaldo Faria interpretou o Barão Henrique Sobral em Força de um Desejo - Foto; Acervo Globo

Ambientada no fim do século XX, a história retrata o romance impossível entre Ester (Malu Mader), uma famosa cortesã, e Inácio Sobral (Fábio Assunção), um jovem rico e de família poderosa. No decorrer da história, os dois têm um desencontro e, sem saber, a protagonista acaba se casando com o pai do rapaz, o poderoso Henrique Sobral (Reginaldo Faria).

Também ao livro Autores: Histórias da Teledramaturgia, Alcides Nogueira classificou Força de um Desejo como um de seus melhores momentos na TV. “Tenho um orgulho imenso dessa novela, que foi bem-feita, bem dirigida pelo Marcos Paulo e pelo Mauro Mendonça Filho, e tinha um elenco fantástico.”

“Força de um Desejo é uma das novelas mais bonitas que a Globo produziu até hoje. Mas acho que houve um erro de programação. Não era propriamente uma trama para as 18h. Talvez fosse para as 19h, ou até para as 20h.”

Alcides Nogueira

Força de um Desejo estreia nesta segunda-feira (24) no Viva. Os capítulos vão ao ar às 15h30, com reapresentação de madrugada, à meia-noite.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado