Adaptação

Último capítulo de Pantanal terá mudanças; saiba como será

Desfecho terá retorno de personagens, participações especiais e um novo casal; novela chega ao fim na sexta-feira (7)


Dira Paes e Marcos Palmeira como Filó e José Leôncio em cena do último capítulo de Pantanal, na Globo
Filó e José Leôncio se casam no último capítulo de Pantanal - Foto: Victor Pollak/Gshow
Por Walter Felix

Publicado em 03/10/2022 às 04:45,
atualizado em 03/10/2022 às 08:44

O último capítulo de Pantanal vai ao ar na Globo nesta sexta-feira (7). O final da novela de Bruno Luperi, que faz a adaptação do texto original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, não será idêntico à primeira versão da novela, que foi ao ar na Manchete em 1990. O desfecho da maior parte dos personagens será o mesmo, mas com algumas novidades.

Entre as principais mudanças, está o retorno de Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) à cena. Os dois somem no mundo no capítulo de quarta-feira (5), após o peão matar Tenório (Murilo Benício) com a ajuda do Velho do Rio (Osmar Prado). Na primeira versão, a partida do Pantanal marcava o fim dos personagens na trama.

Só que, no remake, o casal volta a dar as caras no último capítulo, durante o casamento entre Filó (Dira Paes) e José Leônico (Marcos Palmeira), que sobem ao altar junto de Tadeu (José Loreto) e Zefa (Paula Barbosa) e de José Lucas (Irandhir Santos) e Irma (Camila Morgado). A sequência vai indicar que os amantes seguem felizes após viveram tantos dramas na reta final da história.

Não será a única surpresa reservada para a festa. Zuleica (Aline Borges) vai ganhar um novo amor durante o casório. A essa altura, ela terá assumido os negócios de Tenório após a morte do marido, e se tornado sócia de José Leôncio. No episódio final, ela flerta com Eugênio (Almir Sater), o que também não acontecia no fim da novela original.

Participações especiais devem roubar a cena em casamento

Pantanal
Ingra Lyberato, Cristiana Oliveira e Giovanna Gold nos bastidores de Pantanal - Foto: Reprodução/Instagram

O momento mais aguardado do último capítulo é a participação especial de atores da primeira versão. Entre eles, estão Cristiana Oliveira (Juma), Ingra Lyberato (Madeleine na primeira fase) e Giovanna Gold (Zefa). Esta última, inclusive, se estranhou nos bastidores com Paula Barbosa, hoje intérprete da personagem que foi sua em 1990.

Quem também marca presença é o cantor Sérgio Reis, que atacou como ator como Tibério há 32 anos – o papel foi entregue a Guito no remake. A participação também gerou burburinho, já que o veterano artista fez críticas à novela e à Globo, garantindo que não aceitaria estar no elenco caso fosse convidado.

Já Antônio Petrin, o vilão Tenório da primeira novela, ficou de fora. O ator criticou, em rede social, o convite que recebeu da Globo. A emissora teria proposto a ele uma “participação afetiva”, sem pagamento de cachê. “É claro que recusei. Fiquei indignado com tal proposta”, escreveu ele, aos 84 anos, no Facebook.

Tiroteio eliminado da sequência final

Pantanal

José Leôncio vira o Velho do Rio no último capítulo de Pantanal - Foto: Roberto Teixeira/Gshow

De acordo com a colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a sequência do velório de José Leôncio também foi alterada. Na primeira versão, os filhos do fazendeiro fazem uma salva de tiros, disparando para cima, enquanto velam pelo pai na chalana. O trecho foi retirado do roteiro.

Na novela da Manchete, a cena ia ao ar após a morte de José Leôncio e o encontro deste com o Velho do Rio. Já se sabe que isso será mantido: pai e filho se veem nas últimas cenas, e o fazendeiro assume o lugar do encantado, que finalmente vai descansar. “Cuida da sua comitiva”, dirá o personagem de Osmar Prado.

Assim como na primeira versão, José Leôncio vai aparecer na última cena ao lado dos netos, caminhando pela fazenda no Pantanal. Se seguir o roteiro original, Filó vai lamentar que não consegue enxergar o fantasma do falecido: “Por que só essas crianças veem esse Velho do Rio? Se ele é mesmo meu Zé Leôncio, por que não aparece para mim?”.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado