Conhecido no teatro

Ator de Mar do Sertão volta ao ar irreconhecível após 14 anos

O mineiro Odilon Esteves foi destaque na minissérie Queridos Amigos como a travesti Cíntia; na novela das seis, ele é o advogado Firmino


Odilon Esteves
Odilon Esteves voltou à Globo como Firmino em Mar do Sertão após viver Cíntia na minissérie Queridos Amigos (2008) - Fotos: Divulgação/Globo

O ator mineiro Odilon Esteves, reconhecido pelo trabalho no teatro, voltou à Globo após 14 anos. Atualmente, ele dá vida ao tímido advogado Firmino em Mar do Sertão. É o primeiro papel do veterano artista em novelas. Na emissora, ele teve destaque na minissérie Queridos Amigos (2008), em que surgiu quase irreconhecível como a travesti Cíntia.

Há 14 anos, Odilon Esteves revelou, em entrevista ao Uol, que levou um susto ao receber o convite para viver uma travesti na TV. "A princípio, fiquei com um pé atrás. Porque travesti, seja no teatro besteirol ou na TV, costuma aparecer de forma preconceituosa", avaliou ele, em 2008. "Não queria fazer algo que reforçasse o preconceito."

Em Queridos Amigos, a personagem tem grande destaque por conta de seu envolvimento com Benny, um dos protagonistas, defendido por Guilherme Weber. Cantora, a personagem foi inspirada em Telma Lipp (1962-2004), que teve destaque na TV e na cena artística paulistana nos anos 1980 – a trama era ambientada no fim daquela década.

O convite para o papel em Queridos Amigos veio justamente por conta de seu desempenho no filme Batismo de Sangue (2006). Na telona, também fez A Hora e a Vez de Augusto Matraga (2011), Deserto Azul (2013), entre outros longas. Na minissérie, ele teve a chance de contracenar com nomes como Fernanda Montenegro e Juca de Oliveira. Relembre:

Imagem da thumbnail do vídeo

 

Quem é Odilon Esteves, o Firmino de Mar do Sertão?

Ator de Mar do Sertão volta ao ar irreconhecível após 14 anos

Odilon Esteves tem 43 anos e nasceu em Novo Cruzeiro (MG). Ele tem uma longa carreira no cinema e no teatro, principalmente nos palcos mineiros. No centenário de Guimarães Rosa, encenou uma adaptação de Grande Sertão: Veredas. Na pandemia, sua peça Na Sala com Clarice, em homenagem a Clarice Lispector, foi indicada ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

No ano passado, o ator esteve na série Hit Parade, com um elenco majoritariamente de Belo Horizonte, onde a história é ambientada. Mais recentemente, atuou em Independências, da TV Cultura, sob a direção de Luiz Fernando Carvalho, atração sobre os 200 anos da independência do Brasil.

A TV, enfim, é presença constante na vida do artista. Em uma publicação recente no Instagram, Odilon se revelou noveleiro: assiste, no Globoplay, às novelas Que Rei Sou Eu? (1989) e Top Model (1989), que marcaram sua infância. Ele também faz postagens recitando trechos de obras literárias com o projeto Espalhemos Poesia, que conta também com um canal no YouTube. Confira:

Na novela das seis da Globo, Odilon Esteves dá vida a Firmino, um advogado na fictícia cidade de Canta Pedra. Descrito na sinopse como "inexperiente no amor e na profissão", ele é apaixonado por Lorena (Mariana Sena). A moça, por sua vez, vai cair na lábia de Vanclei (Marcello Melo Jr), que entra em cena nos próximos capítulos.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Mar do Sertão. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado