Vem aí

Quem é Giovana Cordeiro, a Xaviera de Mar do Sertão?

Atriz é carioca, tem 26 anos e algumas novelas como currículo, como Pantanal


Giovana Cordeiro como Xaviera na novela Mar do Sertão, da Globo
Giovana Cordeiro é Xaviera em Mar do Sertão, nova novela das seis - Foto: Globo/Fábio Rocha

Giovana Cordeiro está no elenco de Mar do Sertão, nova novela das 18h da Globo, como Xaviera, uma das personagens centrais. A atriz é carioca, tem 26 anos – completa 27 no próximo 16 de novembro – e já participou de diversas produções da TV antes de ter destaque na trama de Mário Teixeira com direção artística de Allan Fiterman.

Sedutora e ambiciosa, Xaviera é amante de Tertulinho (Renato Góes) no início da trama. Preterida pelo rapaz, vai se aproximar de Zé Paulino (Sérgio Guizé) quando ele voltar para Canta Pedra. O ex-vaqueiro retorna à fictícia cidade após ser dado como morto e perder o amor de Candoca (Isadora Cruz) para o principal rival.

A carreira de Giovana Cordeiro começou na infância, quando ela fez comerciais para a TV. O curso de artes cênicas teve início em 2014. A estreia na televisão foi como Celeste na minissérie Dois Irmãs, gravada em 2015 e exibida em 2017. Na trama, ela vive uma empregada doméstica que tem cenas quentes com Omar, papel de Cauã Reymond.

Depois, vieram vários trabalhos em novelas: como a Stéfany de Rock Story (2017). Também teve destaque como a prostituta Cleo de O Outro Lado do Paraíso (2017), trama em que contracenou com nomes como Fernanda Montenegro e Lima Duarte. Depois, esteve em Malhação: Vidas Brasileiras (2018) e Verão 90 (2019).

O papel mais recente foi da prostituta Generosa no primeiro capítulo de Pantanal (2022). A personagem é a primeira mulher na vida do protagonista José Leôncio ainda adolescente (Drico Alves), vivido na segunda fase por Marcos Palmeira. É ela a mãe de José Lucas de Nada, papel de Irandhir Santos após a passagem de tempo na trama.

Ainda na carreira, atuou em filmes e peças de teatro. Na vida pessoal, entre 2016 e 2017, namorou o veterinário Pável Reymond, irmão do ator Cauã Reymond. Em 2019, assumiu relacionamento com o ator Giuliano Laffayete, com quem passou a viver em meio à pandemia da Covid-19.

Xaviera é malandra e, às vezes, ingênua, diz Giovana Cordeiro

Quem é Giovana Cordeiro, a Xaviera de Mar do Sertão?

Em coletiva de imprensa sobre o lançamento de Mar do Sertão, Giovana Cordeiro falou sobre Xaviera: “Os meios que ela resolve tomar e os caminhos que ela resolve seguir revelam uma certa carência dessa mulher, que é tão sensual e sempre muito notada por onde passa, mas que quer na verdade se sentir valorizada”.

Na ocasião, ela respondeu sobre seu “reencontro” com Renato Góes, que também atuou na primeira fase de Pantanal como o jovem José Leôncio. Se na novela das nove os dois não chegaram a contracenar, agora eles foram uma dupla de vigaristas. “Já vejo as pessoas brincando na internet: ‘Generosa foi atrás de José Leôncio em Canta Pedra’”, contou ela.

“A relação entre Tertulinho e Xaviera é de amor e ódio, com uma química sexual grande. Ela é uma mulher inteligente, do mundo, que aprendeu a se virar sozinha, então é muito adaptável. A cada cena, descubro uma nova forma dela agir, porque ela entende a necessidade do que precisa ser feito para alcançar seus objetivos.”

Giovana Cordeiro

Segundo Giovana, sua personagem é malandra, mas, às vezes, ingênua. “A Xaviera me diverte. Ela chegou como um furacão na minha vida, assim como vai chegar em Canta Pedra. Depois dessa temporada de pandemia e paralisação, precisava de uma esperança renovada, de um estímulo.”

Papel seria de Jéssica Ellen, que ficou grávida

Quem é Giovana Cordeiro, a Xaviera de Mar do Sertão?

A personagem seria interpretada por Jéssica Ellen, que ficou grávida e precisou abandonar o elenco da trama. “Fico honrada de terem confiado essa personagem a mim, porque sei o tamanho da Jéssica e a potência dela como atriz”, comentou Giovana Cordeiro.

“Não foi coincidência, não acredito no acaso. Várias coisas foram trazendo Xaviera para perto de mim de uma forma bem bonita. Não consigo falar dessa personagem sem citar Jéssica Ellen, que faria o papel. Nós duas temos uma história bem bonita de acolhimento em um momento artístico frágil.”

Giovana Cordeiro

Mar do Sertão substitui Além da Ilusão na faixa das 18h da Globo em 22 de agosto. O elenco conta ainda com José de Abreu, Débora Bloch, Enrique Diaz, Clarissa Pinheiro, entre outros nomes.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Mar do Sertão. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado