Vem aí

Mar do Sertão: Onde é gravada a novela da Globo?

A fictícia cidade de Canta Pedra, localizada no interior do Nordeste, tem locações em dois estados da região; saiba onde foram feitas as filmagens da nova trama das 18h


Isadora Cruz como Candoca, montada a cavalo, nas gravações da novela Mar do Sertão, próxima novela das 18h da Globo
Isadora Cruz estreia como protagonista em Mar do Sertão na pele de Candoca; cenas foram gravadas no interior do Nordeste - Foto: Divulgação Globo/Allan Fiterman
Por Redação NT

Publicado em 04/08/2022 às 15:35,
atualizado em 10/08/2022 às 14:57

Mar do Sertão, nova novela das 18h da Globo, que substitui Além da Ilusão a partir de 22 de agosto, é ambientada na fictícia cidade de Canta Pedra, no interior do Nordeste. As cenas da trama são gravadas no Vale do Catimbau, em Pernambuco, e em Piranhas, no Alagoas, além da cidade cenográfica nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

O Vale do Catimbau está localizado entre o agreste e o sertão de Pernambuco, é o segundo maior parque arqueológico do Brasil – fica atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí. A localidade tem sítios arqueológicos, grutas, cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres com mais de seis mil anos.

Já em Piranhas, foram feitas as filmagens que mostram a imensidão do Rio São Francisco. O centro histórico da cidade, que conta com aproximadamente 25 mil habitantes, foi a inspiração para a criação de Canta Pedra nos Estúdios Globo. Várias cenas também foram feitas na beleza exuberante do município.

De acordo com informações da TV Sergipe, afiliada da Globo no estado, a equipe optou por regiões pouco conhecidas do Nordeste para captar as paisagens em imagens inéditas que vão ao ar na trama. Cerca de 60 profissionais, entre atores e equipe técnica, estiveram em Pernambuco e em Alagoas para cumprir um plano de filmagens.

“Escolhemos ambientar a história em uma cidade fictícia para mostrar o sertão que existe, mas com liberdade para também apresentá-lo de forma metafórica, fabular. Quero trazer para essa novela o nordeste que está dentro de mim, que vivi durante toda a minha vida”, comenta o autor Mário Teixeira em entrevista enviada à imprensa pela Globo.

O diretor da trama, Allan Fiterman, acrescentou: “O público pode esperar uma novela espirituosa, com boa dose de leveza e humor. Conhecemos o sertão semiárido, e falaremos dele, mas queremos dar espaço também para a natureza verde, a cultura e a arquitetura com muitas cores dessa região”.

Entenda a história de Mar do Sertão

Mar do Sertão: Onde é gravada a novela da Globo?

Na pequena Canta Pedra, no sertão do Brasil, nasce o amor entre Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sérgio Guizé), fio condutor da novela Mar do Sertão. O problema é que o poderoso coronel Tertúlio (José de Abreu), dono da Fazenda Palmeiral, dá ordem para que o rapaz leve um cavalo até uma outra cidade justamente na data em que a cerimônia está marcada.

Enquanto isso, Tertulinho (Renato Góes), retorna a Canta Pedra depois de uma longa temporada na capital. Ao reencontrar Candoca, o encantamento dele é imediato. E, mesmo quando fica sabendo que a jovem é noiva de Zé Paulino, o vilão ainda tenta dar suas investidas na moça.

O coronel Tertúlio avisa que o filho deve acompanhar Zé Paulino, mas uma forte chuva durante a viagem provoca um acidente: Tertulinho consegue se salvar, enquanto Zé Paulino é dado como morto. Quando dez anos se passam e Zé Paulino retorna mais vivo do que nunca a Canta Pedra, a vida de todos os moradores da pacata cidade será afetada.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler das novelas em exibição. Confira!

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado