Exclusivo

Ator de Além da Ilusão comenta polêmica com beijo gay que não foi ao ar: "Reação natural"

“Temos que estar um passo à frente”, diz Nikolas Antunes; em entrevista ao NaTelinha, ele também adianta destino do casal Leopoldo e Plínio na novela da Globo


Nikolas Antunes como Plínio na novela Além da Ilusão, da Globo
"Acho que a novela é um local perfeito para darmos um passo além e propor o anseio dos telespectadores e da população", diz Nikolas Antunes, de Além da Ilusão - Foto: Divulgação Globo/Estevam Avellar
Por Walter Felix

Publicado em 06/07/2022 às 04:00,
atualizado em 06/07/2022 às 07:55

Parte do público de Além da Ilusão se frustrou, em junho, por não ter ido ao ar o beijo entre Leopoldo e Plínio. Nikolas Antunes, que dá vida ao casal gay da trama junto a Michel Blois, entende as críticas recentes recebidas pela novela da Globo. “Enxergo essa reação como absolutamente natural”, diz, em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

“Acho justo. Nós que somos artistas temos que estar um passo à frente. Essa demanda não tem que vir do público, nós é que temos que demandar para o público. Precisamos ter coragem, fibra e fazer, porque é a realidade”, comenta Nikolas Antunes. A sequência em que o beijo de Leopoldo e Plínio é vetado causou revolta há três semanas.

“Imagina quantos casais deixam de beijar em público por serem gays!? Se nós, que estamos contando uma história, não pudermos fazer isso, quem é que vai poder? Acho que a novela é um local perfeito para darmos um passo além e propor o anseio dos telespectadores e da população.”

Também em entrevista ao NaTelinha, na semana passada, Michel Blois falou sobre o casal que movimenta a novela das seis. Se depender dos atores, o beijo vai sair, mas Nikolas faz suspense sobre os detalhes dos próximos capítulos. “O público pode torcer [para que o beijo aconteça], mas mais do que isso eu não posso te contar (risos)”, desconversa, entregando em seguida:

“Tenho absoluta certeza que Leopoldo e Plínio serão felizes. Eles vão se colocar na sociedade de maneira condescendente à vida que eles levam e àquilo que eles querem para eles. A história dos dois será de final feliz.”

Nikolas Antunes buscou inspiração em Alain Delon e Tarcísio Meira para viver galã de Além da Ilusão

Ator de Além da Ilusão comenta polêmica com beijo gay

Para dar vida ao personagem, Nikolas Antunes visita um lugar que lhe é comum: o de galã. “Existe um arquétipo físico e de colocação do Plínio que, em algum momento, se assemelha ao meu. Mas não somos tão parecidos assim, até porque vivemos em outro momento, em que tem muita coisa sendo desconstruída”, difere o ator de 39 anos.

Fã de cinema francês, da nouvelle vague e do cineasta Louis Malle (1932-1995), ele buscou referência em figuras míticas como Alain Delon e Tarcísio Meira (1935-2021). Na trama, o galã de radionovelas precisa esconder sua orientação sexual para seguir a carreira, mesmo em meio ao envolvimento com o gerente da rádio Estrela de Campos.

“O Plínio é extremamente afirmativo. É como um galã da nouvelle vague. Acredito que, entre quatro paredes, deva ser outra pessoa. Ele é um personagem até para ele mesmo, um papel que ele mesmo criou para sobreviver em uma época em que o conservadorismo era enorme, assim como o preconceito e a intolerância.”

“Hoje, há espaço para um galã não ser necessariamente um hétero top”, comemora o ator

Ator de Além da Ilusão comenta polêmica com beijo gay

Acompanhando a repercussão da trama, Nikolas Antunes observa que o casal tem gerado identificação. “É um privilégio fazer parte de uma história de luta da década de 1940 e, no entanto, tão pertinente, original e contemporânea em 2022. Esse mesmo drama é motivo de sofrimento de muita gente, porque vivemos em um país machista.”

Ele percebe que o dilema de seu personagem não é nada “de época”. Há pouco tempo, nenhum ator ou atriz podia “sair do armário”, porque isso poderia comprometer a carreira. Algo que vem mudando, na visão de Nikolas. “Ventos progressistas vêm surtindo efeito, e as pessoas têm mais liberdade hoje em dia para serem não-binárias. Essa coisa moralista, do bem e do mal, o certo e o errado, vem se desconstruindo.”

“Por mais que estejamos vivendo uma crise mundial, me parece que estão sendo afirmados os valores de honestidade das pessoas, independentemente de escolha sexual ou afetiva. Hoje, há espaço para um galã não ser necessariamente um hétero top.”

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Além da Ilusão. Confira!


Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado